Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Samuel Eto’o pagou 1,6 milhão de euros de fiança para Ronaldinho sair da prisão #boato

Samuel Eto’o pagou 1,6 milhão de euros de fiança para Ronaldinho sair da prisão #boato

Samuel Eto'o pagou 1,6 milhão de euros de fiança para Ronaldinho sair da prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Quem pagou a fiança para o ex-jogador Ronaldinho sair da prisão foi Samuel Eto’o. O ex-jogador camaronês gastou 1,6 milhão de euros de fiança para libertar o amigo.

Neste 2020 surpreendente (para o mal, diga-se de passagem), uma das notícias que causou mais impacto foi a da prisão do ex-jogador brasileiro Ronaldinho (também conhecido como Ronaldinho Gaúcho). O craque está há cinco meses detido no Paraguai e chegou a ficar um mês em uma penitenciária.

O caso surpreendente já gerou alguns boatos na internet. O último deles aponta que Ronaldinho teve a ajuda do jogador camaronês Samuel Eto’o, companheiro de time no Barcelona. Um texto aponta que Eto’o pagou a fiança de 1,6 milhão de euros para o brasileiro deixar a penitenciária onde ficou mais de um preso e ir para o regime de prisão domiciliar. Leia a mensagem que circula online:

O jogador Samuel Eto’o, agora aposentado, desembolsou parte dos 1,6 milhões de euros para o amigo Ronaldinho ser libertado. Nem seu conterrâneo Neymar, nem seu sócio Messi, ambos ganhando hoje todo o dinheiro do mundo, ao mínimo fizeram o gesto de pagar fiança para sair da cadeia.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Mas seu grande amigo Samuel Eto’o, agora aposentado, desembolsou parte dos 1,6 milhões de euros para que seu amigo Ronaldinho fosse liberado. Ronadiho teve suas contas bloqueadas, tornando difícil para ele desembolsar todo o dinheiro para sair da prisão. Moral da história; nos bons tempos muitos são seus amigos, nos maus você percebe quem são os verdadeiros.

Samuel Eto’o pagou 1,6 milhão de euros de fiança para Ronaldinho sair da prisão?

A história se espalhou muito na internet, foi ilustrada por uma imagem de Eto’o e Ronaldinho e acompanhada de ataques aos jogadores Messi e Neymar. Mas será mesmo que Samuel Eto’o pagou a fiança para Ronaldinho sair da prisão? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causou desconfianças. Isso porque ela tem algumas características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar nenhuma fonte confiável. Para além disso (e como falamos antes), fake news envolvendo o tema “Ronaldinho na prisão” tem sido comuns na internet. Um deles, que aponta para o jogador participando de um torneio de futsal na cadeia, foi até desmentido no Boatos.org.

Com base nessas desconfianças, resolvemos buscar mais detalhes a respeito do caso. Como era de se esperar, nada encontramos sobre a informação em fontes confiáveis. A tal tese de que Eto’o pagou a fiança de Ronaldinho está apenas em páginas em redes sociais e não está balizada por nenhum site de notícias, fontes oficiais ou pelos próprios envolvidos.

Mais uma busca e descobrimos que fontes confiáveis falam justamente o contrário do que a mensagem aponta. Quem pagou a fiança de Ronaldinho (na realidade, um depósito para garantir os pagamentos dos custos de uma prisão domiciliar em um hotel) foi o próprio jogador.

Essa matéria da agência EFE, republicada no UOL, aponta que o dinheiro veio de uma conta na Europa em nome do jogador e que foi depositada para o custeio das despesas do hotel em que ele e o irmão estão detidos. Vale dizer que, ao contrário do que aponta a matéria, o valor é de 1,6 milhão de dólares (e não euros).

Resumindo: a história que aponta que o ex-jogador Samuel Eto’o pagou a fiança para Ronaldinho Gaúcho sair da prisão é falsa. Não passa de mais um boato envolvendo o caso que insiste em circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK