Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Renato Gaúcho entregou jogo do Flamengo para o Grêmio, prova vídeo #boato

Renato Gaúcho entregou jogo do Flamengo para o Grêmio, prova vídeo #boato

Renato Gaúcho entregou jogo do Flamengo para o Grêmio, prova vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Auxiliar-técnico do Flamengo sugere tirar Vitinho “para não marcar outro gol” e mostra que jogo foi entregue ao Grêmio pelo técnico Renato Gaúcho. 

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2021 se aproxima do seu fim com o Atlético Mineiro estabelecendo uma enorme vantagem em cima de seus adversários. O Galo abriu 8 pontos de vantagem diante o segundo colocado (o Flamengo) e está mais próximo de ser campeão.

A situação do Flamengo piorou quando o time empatou com o Grêmio, que está na zona de rebaixamento, no dia 23 de novembro de 2021. Na oportunidade, o Rubro-negro abriu 2 a 0 gols de vantagem, mas cedeu o empate (o que irritou a torcida).

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que o resultado dessa partida teve uma explicação. Segundo uma publicação, Alexandre Mendes, auxiliar-técnico de Renato Gaúcho, teria dito “é hora de tirar o Vitinho antes que ele faça outro”. Ainda de acordo com a história, a frase teria sido dita após o jogador marcar o segundo gol do Flamengo na partida. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Não quero acreditar nisso. Auxiliar de Renato Gaúcho que trabalhou com ele no Grêmio. _ É hora de tirar o Vitinho antes que ele faça outro”. Versão 2: “Se liga esse cara que trabalhou junto com o Renato no Grêmio lá. O que ele falou depois do segundo gol do Vitinho, na reportagem do Globo Esporte. É hora de tirar o Vitinho antes que ele faça outro. Olha ali. Entregaram feio”.

Vídeo prova que Renato Gaúcho entregou jogo do Flamengo para o Grêmio?

A informação viralizou entre os torcedores do Flamengo nas redes sociais, em especial, no Twitter. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e de lógica na alegação e no vídeo em questão.

Como já estamos cansados de dizer aqui, o ônus da prova é sempre de quem acusa. E quando falamos em provas não estamos falando de um vídeo com uma interpretação questionável. Estamos falando de declarações oficiais, áudios, prints da conta bancária, casino dinheiro real etc.

Ao ser questionado sobre o assunto, o próprio Renato Gaúcho, técnico do Flamengo, negou toda a história. Ele chegou a dizer que se sentia ofendido com a pergunta sobre ter entregado o jogo e ela seria um desrespeito com o trabalho de todos os profissionais do clube.

É importante ressaltar que a partida válida pela segunda rodada do Brasileirão (e que estava bem atrasada) era de interesse dos dois clubes. O Grêmio luta para fugir da zona de rebaixamento (Z4), enquanto o Flamengo luta pelo título do campeonato. O empate não ajudou em nada os dois times. O Grêmio, que poderia encostar no Juventude (primeiro time fora do Z4), agora está atrás do Bahia e segue ameaçado pelo Sport. Já o Flamengo viu o Atlético Mineiro abrir 8 pontos de vantagem e se isolar na liderança, deixando o sonho do título cada vez mais impossível. Dessa forma, de que valeria um empate? Se fosse para entregar, com certeza Renato Gaúcho deveria “perder a partida” e não empatar.

Além disso, não é possível provar que o auxiliar-técnico Alexandre Mendes fala “é hora de tirar o Vitinho antes que ele faça outro”. Parece muito mais que ele diz algo sobre o jogador Vitinho ter cansado. O atacante é titular do Flamengo e no dia 27 de novembro de 2021, vai disputar a final da Libertadores. Dessa forma, sua saída do jogo, após marcar dois gols pelo time, faria todo o sentido.

Se isso não bastasse, a imprensa do Rio Grande do Sul conversou com um especialista em leitura labial. De acordo com ele, Alexandre Mendes realmente teria dito que era hora de tirar o Vitinho. Entretanto, não pode confirmar o restante da frase. Segundo o especialista, a imagem está em baixa qualidade e sem contexto algum, o que dificulta o trabalho de “tradução” e pode levar a interpretações equivocadas (assim como a pessoa que espalhou a história).

Em resumo: a história que diz que um vídeo provaria que Renato Gaúcho entregou o jogo na partida entre Flamengo e Grêmio é falsa! O vídeo usado como fonte não tem contexto e está em péssima qualidade. Além disso, o empate entre as duas equipes não foi benéfico para nenhuma delas. Se Renato Gaúcho decidisse entregar o jogo, certamente teria perdido. O próprio Renato Gaúcho negou que teria entregado o jogo (que foi disputado, em sua maioria, com a equipe reserva do Flamengo). Por fim, não existem provas. Alexandre Mendes pode mesmo ter dito a frase como uma forma de tirar o adversário. Mas o fato é que Vitinho é atacante titular da equipe e no sábado (27), vai disputar a final da Libertadores. Com isso, tirar o craque naquele momento, visando poupar o jogador para a próxima partida, faz todo o sentido. Sem provas e sem lógica, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso