Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Quintero, do River Plate, diz que não conhecia o Flamengo e que Grêmio tem tradição #boato

Quintero, do River Plate, diz que não conhecia o Flamengo e que Grêmio tem tradição #boato

Quintero, do River Plate, diz que não conhecia o Flamengo e que Grêmio tem tradição, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jogador Quintero, do River Plate, declarou, durante entrevista, que não conhecia o Flamengo, que o Grêmio tem tradição e que o time carioca ganhou uma Libertadores roubada.

Neste dia 23 de novembro, os torcedores brasileiros vão voltar os olhos para a cidade de Lima (Peru). Na final da Copa Libertadores da América, uma parte vai torcer para que o Flamengo conquiste seu segundo título continental e outra parte vai secar o rubro-negro carioca. Muitas dessas pessoas que estão no “time da secação” estão compartilhando uma declaração atribuída ao jogador Juan Quintero, do River Plate.

De acordo com publicações que circularam no Facebook e Instagram, o jogador colombiano teria dito que não conhecia o Flamengo, que havia sido surpreendido com a eliminação do Grêmio nas semifinais e que o título da Libertadores de 1981, conquistado pelo time carioca, havia sido roubado. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: “Sinceramente não conhecia o Flamengo. Fiquei surpreso por uma equipe de tradição como o Grêmio ser eliminado por um clube sem expressão. Me disseram que sua única libertadores na história foi roubada, expulsaram 5 do time adversário” – Quintero

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Quintero sobre Flamengo: “Sinceramente eu não conhecia o time. Fiquei surpreso por uma equipe de tradição como o Grêmio ser eliminado por eles. Me disseram que sua única libertadores na história expulsaram 5 jogadores do time adversário. Espero que isso não aconteça sábado.”

Quintero, do River Plate, disse que não conhecia o Flamengo e que Grêmio tem tradição?

É claro que muita gente compartilhou a mensagem por aí, principalmente para provocar os torcedores do Flamengo. Mas só há um detalhe: a declaração de Quintero nunca existiu. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a história, ficamos muito desconfiados da veracidade. O motivo é simples: esse tipo de declaração atribuída a jogadores de futebol é um clássico em se tratando de fake news. Já falamos sobre declarações falsas atribuídas a Messi, Cristiano Ronaldo (várias), Philippe Coutinho e, mais recentemente, a Sadio Mané (nesse, até a grande caiu).

Assim como nos outros casos, descobrimos que não há um registro de Quintero dando a tal declaração (que seria um tanto quanto polêmica e ganharia destaque na mídia). Ao buscar pela fonte da informação, achamos páginas no Facebook de clubes rivais ao Flamengo ou ligadas ao Grêmio. Ou seja: uma fonte nada isenta.

Resumindo: a história que aponta que o jogador Quintero disse que não conhecia o Flamengo e a Libertadores de 1981 foi roubada é falsa. Não há nenhum registro em fontes confiáveis sobre a declaração e a história surgiu em fontes nada isentas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2s72BQx