Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Portuguesa declara falência e encerra atividades no futebol #boato

Portuguesa declara falência e encerra atividades no futebol #boato

Portuguesa declara falência e encerra atividades no futebol, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Associação Portuguesa de Desportos, equipe de futebol, acabou de declarar falência. É o fim das atividades da Lusa no futebol.

Quase todas as pessoas que gostam de futebol têm um “segundo time do coração” (no meu caso, tenho vários “segundos times”). Muitas dessas pessoas, principalmente de São Paulo, elegeram a Portuguesa de Desportos como essa equipe.

A Lusa desde 2013 (quando foi rebaixada de forma, no mínimo, estranha para a Série B do Brasileirão) tem experimentado um período de declínio. Em meio a rebaixamentos e muitas dívidas (inclusive com tentativa de penhora do estádio Canindé), uma notícia balançou a internet: o time teria declarado falência.

Vimos duas versões da mensagem, ambas com um tom de pesar.Elas apontavam para o fim da Portuguesa e exaltavam títulos e o fato da equipe ser uma das que mais revelou talentos para o futebol brasileiro. Leia:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS DECLARA FALÊNCIA Oficialmente Adeus, a um dos clubes com mais tradição e que mais revelava craques para o futebol Brasileiro, hoje o futebol brasileiro perde uma parte que era de suma importância pra qualidade de futebol, uma pena ! Sentiremos saudades ! #EternaLUSA

Versão 2: Portuguesa DECLARA FALÊNCIA! Associação Portuguesa de Desportos: Torneio Rio-São Paulo: (1952-1955) Campeonato Paulista: ( 1935,1936,1973) Campeonato Brasileiro Série B: (2011) Fundação:(14 de Agosto de 1920) Falência e fim do Clube:(1 de Outubro de 2019)

Portuguesa declarou falência e encerrou atividades no futebol?

Realmente, seria uma notícia lamentável. Viu que falamos no condicional? Falamos neste tempo verbal porque a notícia que aponta que a Portuguesa decretou falência é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O primeiro ponto que nos fez duvidar da informação está na própria mensagem. Ela tem algumas das características de boatos na internet: é vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Ao buscar sobre o assunto, achamos diversas matérias falando da crise financeira da Lusa. Porém, nenhuma falando em falência.

Mais uma busca e achamos, inclusive, desmentidos para o caso. Depois que a história viralizou por aí, a própria diretoria da Portuguesa desmentiu que o time havia decretado falência. Leia nota oficial publicada no site do clube:

COMUNICADO AO PÚBLICO – FAKE NEWS Com indignação esta Associação Portuguesa de Desportos, vem manifestar seu repúdio a notícia Fake espalhada via mídias sociais, declarando que: ‘em 01 de outubro de 2019 a Portuguesa declara falência”.

Apesar de todas as dificuldades financeiras esta Associação Portuguesa de Desportos continua em pé, a lutar por dias melhores, administrativamente mantendo suas atividades de forma modesta, diminuindo custos, criando novas receitas que possam suportar o custo de sua manutenção, e no futebol, retornará aos campos em janeiro/2020 no Campeonato Paulista Série A2.

Lembramos que além da reparação civil através de indenização, a criação de Fake News e seu compartilhamento é crime, e o responsável por criar e/ou divulgar pode ser condenado a pena de reclusão de 3 meses a 03 anos, nos termos do Código Penal. Se o Fake News foi criado e compartilhado com intenção eleitoral, sua pena pode chegar a 08 anos de reclusão.

A Associação Portuguesa está tomando as devidas providências junto a Delegacia de Crise na internet para apuração dos fatos! Não compartilhe o que não sabe ser verdade. Confira a fonte. Não seja você um objeto de criminosos, não se torne um deles! Alexandre Azevedo Barros Presidente da diretoria

Resumindo: a história que aponta que a Portuguesa de Desportos (conhecida como Lusa) declarou falência e encerrou as atividades no futebol é falsa. Apesar da crise que a equipe enfrenta, a mensagem é só mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.