Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Patinador cego faz performance no gelo ao som de La Cumparsita, mostra vídeo #boato

Patinador cego faz performance no gelo ao som de La Cumparsita, mostra vídeo #boato

Patinador cego faz performance no gelo ao som de La Cumparsita, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em competição de pares, vídeo mostra patinador cego executando performance ao som do tango La Cumparsita. 

A patinação artística no gelo é um dos esportes mais assistidos e aguardados em competições de inverno, como os Jogos Olímpicos de Inverno. A dificuldade dos saltos e a graciosidade dos patinadores levam muitos torcedores ao êxtase.

Assim como o esporte é considerado belo, também é difícil. Geralmente, os patinadores profissionais iniciam suas carreiras muito cedo (logo quando aprendem a andar) e treinam horas a fio para executar de maneira perfeita todos os movimentos.

E de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, um patinador artístico cego teria brilhado ao fazer uma performance ao som da música La Cumparsita. Segundo o vídeo, o patinador teria feito sua apresentação ao lado de outra patinadora, em uma competição de pares. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“O detalhe de que o patinador é cego torna a performance mais impressionante ainda! Espetáculo. Além   beleza do tango La Cumparsita do uruguaio”.

Patinador cego faz performance no gelo ao som de La Cumparsita, mostra vídeo?

A informação fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e comoveu muita gente. Apesar disso, a história não passa de balela. A explicação fica por conta do nome do patinador e pela origem do vídeo.

Ao olhar a publicação, logo ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu por aqui algumas histórias falsas sobre feitos incríveis realizados em performances, como a que dizia que robôs teriam dançado na Disneylândia da China, também a que apontava que uma bailarina de 73 anos teria dançado com o neto em uma apresentação incrível e, por fim, a que indicava que a neta de Agnaldo Rayol teria cantado Ave Maria junto com o avô.

Não foi preciso ir muito longe para descobrir a verdade sobre a história de hoje. Ao olhar o lettering que aparece no vídeo, percebemos que o nome dos patinadores aparece nas imagens.

A partir daí, foi simples. Ao procurarmos pelo nome do patinador Ivan Bukin, descobrimos que ele não é cego. O patinador, que é russo, compete ao lado de sua parceira Alexandra Stepanova, que também aparece nas imagens. Os dois foram quatro vezes medalhistas em campeonatos europeus de patinação artística no gelo. No Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2021, a dupla terminou em 5º lugar na categoria dança no gelo (onde não são permitidos saltos e nem arremessos).

Além disso, o vídeo da história também mostra o nome da cidade de Helsinque, capital da Finlândia. Com todos os dados em mãos, resolvemos procurar por mais informações sobre o vídeo e descobrimos que ele foi registrado no Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2017. Na época, a dupla terminou em 9º e 10º lugar nas categorias onde competiram.

Se isso não bastasse, a música apresentada não é apenas o tango La Cumparsita, mas sim uma seleção de músicas de tango do compositor argentino Astor Piazolla (assim como mostra o vídeo). É possível ver que a música que toca no vídeo foi sopbreposta à canção original.

Por fim, temos alguns exemplos de patinadores cegos, como a patinadora artística estadunidense Lisa Ferris, que chegou a treinar patinação no gelo, mas não pode competir profissionalmente. Também temos o caso da patinadora argentina Marianela Fernández, que compete profissionalmente na patinação artística sobre rodas. Ambas as patinadores conseguem realizar diversos movimentos, como espirais e poses, entretanto não conseguem executar saltos.

Em resumo: a história que diz que um patinador cego teria se apresentado ao som do tango La Cumparsita é falsa! Ao procurar pelo nome do patinador Ivan Bukin, apontado como cego, descobrimos que o patinador russo não apresenta nenhuma restrição relacionada à sua visão. Além disso, a música que aparece nas imagens foi sobreposta à canção original. Na apresentação original, realizada no Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2017 (em Helsinki, na Finlândia), os patinadores escolheram uma seleção de tango do compositor argentino Astor Piazolla. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr