Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Neymar cai durante desfile de moda em Dubai, mostra vídeo #boato

Neymar cai durante desfile de moda em Dubai, mostra vídeo #boato

Neymar cai durante desfile de moda em Dubai, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o jogador Neymar Jr. leva um tombo durante desfile de moda em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele caiu, levantou e deu um migué.

Nem só de “casos gravíssimos” vivem as fake news na internet. Para nossa sorte (que podemos desanuviar um pouco), vídeos de bichinhos e de situações “engraçadas” (pelo menos para quem vê) atribuídas a famosos também são comuns no mundo das fake news. E no caso de hoje temos uma história envolvendo o jogador Neymar Jr.

Imagens mostram um homem levando um tombo durante um suposto desfile de moda em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O vídeo mostraria o sujeito desfilando com garbo, sob os olhares de pessoas com celulares em um ambiente luxuoso. Tudo ia bem até o momento em que ele escorrega, perde o equilíbrio e cai.

Enquanto a pessoa que filma solta um “owww”, ele se levanta, dá uma “mancadinha” e olha os sapatos como se estivesse colocando a culpa neles. Leia algumas das versões da história que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Neymar caindo no desfile Versão 2: Neymar leva queda em desfile Craque Neymar nem desfilando perde o costume do caí caí!!!! Veja o vídeo Versão 3: Neymar foi participar de um desfile em Dubai e já resolveu treinar para a copa de 2022 Versão 4: Neymar pronto para 2022 Em RITMO DE COPA Neymar foi participar de um desfile em Dubai e já resolveu treinar para a copa de 2022

Vídeo mostra Neymar caindo durante desfile de moda em Dubai?

As imagens circularam com muita força na internet e foram compartilhadas até por páginas famosas no Facebook (todo mundo querendo tirar uma casquinha do menino Ney). Porém, o vídeo (pelo menos dessa vez) não mostra o craque brasileiro caindo sem ser tocado por ninguém.

A mensagem, o vídeo em si e o histórico já nos deixaram muito desconfiados. As mensagens têm características de boatos como serem vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis que comprovem o tal ocorrido.

Para além disso, o vídeo em questão tem uma qualidade tão baixa que não é possível saber se de fato é Neymar que está no vídeo. Casos assim (de vídeos com qualidade baixa atribuídos a famosos) são comuns em boatos online. Já desmentimos vídeos atribuídos a Lula, Denílson, Ronaldinho Gaúcho, Adriana Esteves, entre outros. Assim como nos outros casos, não era Neymar que estava nas imagens.

Começamos a desvendar o mistério com o básico. Ao buscar sobre o assunto em fontes confiáveis, nada encontramos. Se o vídeo fosse mesmo de Neymar (que a imprensa adora fofocar sobre), já teria virado destaque em muitos portais por aí. Por sinal, no mesmo período que o vídeo começou a circular, Neymar estava na França se preparando para um jogo pela Champions League. Ou seja, nosso craque estava bem longe de Dubai e desfiles de moda.

Ao procurar pelo vídeo, descobrimos algumas versões com uma legenda em árabe. Ao identificar o significado das palavras (سقوط نمبر وان, que é “o número um”) e buscar, chegamos a esse vídeo, que cita Mohamed Ramadan, um ator e cantor egípcio. E aí chegamos à história.

De acordo com esse site de notícias, que publicou um vídeo (dessa vez em alta qualidade) do próprio Mohamed Ramadan no Instagram, ele caiu o tombo enquanto do DIAFA Awards (Distinctive International Arab Festivals Awards). A matéria ainda apontou que o ator gosta de se autodenominar “o número um” (isso explica a descrição do vídeo em árabe) e apontou que ele reagiu com senso de humor em relação à queda.

Resumindo: o vídeo que circula na internet não é do jogador Neymar caindo durante um desfile em Dubai. As imagens são, na realidade, do ator egípicio Mohamed Ramadan e não tem nada a ver com o craque brasileiros e do PSG.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK