Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Max Verstappen dedica título mundial de Fórmula 1 a Bolsonaro #boato

Max Verstappen dedica título mundial de Fórmula 1 a Bolsonaro #boato

Max Verstappen dedica título mundial de Fórmula 1 a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O campeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen dedicou a conquista do título ao povo brasileiro, à namorada Kelly, ao sogro Nelson Piquet e ao presidente Jair Bolsonaro.

Em 2021, um tipo de fake news passou a fazer muito sucesso em redes sociais: do esportiva que dedica uma grande vitória ao presidente Jair Bolsonaro. Não faz muito tempo, o Boatos.org desmentiu histórias relacionadas a supostas falar de nomes como Salah, Immobile e Lewis Hamilton. No caso de hoje, outro piloto teria falado do presidente do Brasil.

De acordo com textos que circulam por aí, Max Verstappen, que acabou de ganhar o mundial de Fórmula 1, teria dedicado a vitória ao presidente Jair Bolsonaro (entre outras pessoas). Em uma das versões do caso, Max Verstappen teria falado ao “The New York Times” que Bolsonaro seria o melhor presidente da história do Brasil.

Encontramos, ainda, outras versões por aí. Em uma delas, o piloto teria posado com a bandeira do Brasil e “agradecido” ao presidente brasileiro. Há, ainda, uma foto de Max Verstappen com o sogro Nelson Piquet em que ele teria usado uma camiseta com os dizeres “Bolsonaro presidente”. Leia as mensagens que circulam online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Dedico esse título a minha namorada Kelly, ao meu sogro Nelson Piquet, ao povo brasileiro, e ao melhor presidente da história deste país, Jair Messias Bolsonaro. Max Verstappen ao The New York Times. Versão 2: Verstappen em entrevista, agradeceu o povo brasileiro e o presidente bolsonaro pelo carinho, após subir com bandeira brasileira no pódio. Versão 3: Max Verstappen, campeão mundial de F1, com a camisa do Bolsonaro (presente do sogro Nelson Piquet), tuuuuudooooo

Max Verstappen dedica título mundial de Fórmula 1 a Bolsonaro?

Não demorou muito para a história se espalhar com todas as forças em redes sociais e deixar muita gente (principalmente fãs de Bolsonaro) feliz com a suposta atitude de Max Verstappen. Só que nem o piloto holandês fez qualquer fala sobre o presidente do Brasil tampouco posou com bandeira do país ou camiseta Bolsonaro presidente por aí.

Além do histórico recente deste tipo de fake news (citamos alguns casos lá no início do texto) e das características da mensagem (vaga, alarmista e com erros de português) nos deixar desconfiados da veracidade do causo, uma busca rápida pelo assunto não nos retorna nenhum resultado em fontes confiáveis. Vimos apenas manifestações ufanistas de bolsonaristas por aí.

Ao buscar por lastros que poderiam comprovar a veracidade da fala, chegamos ao veredicto. Para começar, não há nenhuma declaração de Max Verstappen ao The New York Times sobre Bolsonaro. Todas as notícias recentes do veículo de mídia dão conta do título do holandês sem qualquer menção ao presidente do Brasil.

As imagens também não ajudam muito. A foto que mostraria Verstappen com a bandeira do Brasil não passa de uma montagem em cima da foto de Lewis Hamilton com a bandeira do nosso país após vencer o GP São Paulo de Fórmula 1 em novembro. A edição é tão tosca que Verstappen aparece com o macacão da Mercedes (equipe de Hamilton) e Hamilton aparece com o macacão da Red Bull (equipe de Verstappen).

A foto de Verstappen com a camiseta de Bolsonaro também é uma montagem. Na foto original, de uma visita do holandês ao sogro Nelson Piquet (este, sim, apoiador de Bolsonaro), ele está com uma camiseta branca sem os dizeres “Bolsonaro presidente”.

Resumindo: assim como em outros casos, a história que aponta que Max Verstappen dedicou o título mundial de Fórmula 1 a Jair Bolsonaro e que vestiu uma camiseta (além da bandeira do Brasil) em homenagem ao presidente do Brasil é falsa. Tratam-se de declarações falsas associadas a montagens de imagens do piloto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: