Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Lula criou o Náutico (PE) e ex-presidente contou isso em entrevista #boato

Lula criou o Náutico (PE) e ex-presidente contou isso em entrevista #boato

Lula criou o Náutico (PE) e ex-presidente contou isso em entrevista, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Em entrevista ao podcast Podpah, o ex-presidente Lula contou que ele e seu irmão fundaram o Clube Náutico Capibaribe (de Recife).

Não é de hoje que o palanque político é fruto de informações e promessas, por assim dizer, sem muito compromisso com a verdade. Só que, de acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, o ex-presidente Lula teria, durante entrevista ao podcast Podpah, “forçado a amizade”.

Um vídeo de Lula falando da fundação de um time de futebol chamado Náutico está circulando na internet como se fosse relativo ao Clube Náutico Capibaribe (um dos maiores clubes de Pernambuco). No vídeo, Lula diz que o irmão e ele criaram um time chamado Náutico, que o Náutico era um time de Pernambuco e que ele levava a roupa para mãe lavar.

O vídeo causou estranheza por um motivo. O Clube Náutico Capibaribe tem 120 anos e Lula tem 76 anos. Ou seja: o que começou a circular por aí é que Lula estaria fazendo uma bravata daquelas. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Será que o irmão de Lula tem 120 anos? Só para seu conhecimento: O Clube Náutico Capibaribe, foi fundado em 7 abril de 1901. Será que o irmão de Lula tem 120 anos? Versão 2: Meu amigo, a cara nem treme!!! O Náutico tem apenas 120 anos de existência! Taquipariu! Versão 3: Esse LULA é um desgraçado mentiroso! O Náutico foi fundado em 1901 – a data está no brasão do Náutico.

Lula criou o Náutico (PE) e ex-presidente contou isso em entrevista?

Não demorou (como vocês viram) para o vídeo criar uma reação em quem não nutre muita simpatia pelo ex-presidente. De fato, Lula e seu irmão não criaram o Clube Náutico Capibaribe. Só que, ao contrário do que apontam mensagens, não era isso que o ex-presidente estava tentando falar durante a entrevista.

O que houve, na realidade, foi um corte na entrevista que tirou a fala de Lula de contexto. Quando estava falando sobre “a criação do Náutico”, ele não estava se referindo ao clube de Recife. Lula falava de uma equipe de futebol de várzea na Vila Carioca, bairro de São Paulo.

No trecho em cerca de 20 minutos, que pode ser visto abaixo, Lula conta que jogou bola na Vila Carioca. Ele conta que jogou em times de várzea da região como “o Flamenguinho”, o “Bangu” e que o irmão criou o “Náutico” em 1962, justamente inspirado no time de Recife.

Lula disse, ainda, que jogava bem, e tinha o estilo do ex-jogador Kaká (aí a gente não sabe se é bravata). Confira o trecho em questão no vídeo:

Essa não foi a primeira vez que Lula falou sobre o Náutico da Vila Carioca. Em 2004, ele participou de uma audiência pública com representantes do Náutico “original” e contou a história da fundação do time de várzea inspirado no homônimo pernambucano.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula fundou o Clube Náutico Capibaribe ou mesmo que disse isso em uma entrevista. O que está circulando na internet é um corte de uma fala que acabou sendo retirada de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: