Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Light vai desligar energia elétrica no Rio de Janeiro na hora da final da Libertadores em 23/11 #boato

Light vai desligar energia elétrica no Rio de Janeiro na hora da final da Libertadores em 23/11 #boato

Light vai desligar energia elétrica no Rio de Janeiro na hora da final da Libertadores em 2311, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Light enviou um comunicado informando que fará uma manutenção no dia 23 de novembro de 2019. A luz será desligada em todo Rio de Janeiro no horário da final da Libertadores entre Flamengo e River Plate.

Neste dia 23 de novembro de 2019, muitos torcedores brasileiros ficarão de olho na TV. Alguns vão acompanhar a final da Copa Libertadores da América para torcer para o Flamengo contra o River Plate. Outros tantos vão assistir ao jogo com a intenção de secar o rubro-negro carioca. Porém, uma mensagem que circula online aponta que essas correntes de energias devem ser (literalmente) interrompidas pela Light, empresa de energia elétrica do Rio de Janeiro.

A mensagem é um suposto comunicado da empresa que aponta que, por causa de uma manutenção programada, a energia elétrica vai ser desligada em todo Rio de Janeiro no dia 23 de novembro de 2019 entre às 16h e 20h. Detalhe: o jogo entre Flamengo e River Plate será às 17h. Leia a mensagem que circula online:

*A LIGHT – RJ informa que em virtude do trabalho de manutenção da rede elétrica, a energia será desligada Sábado 23/11/2019 em todo o Rio e região, a partir das 16:00hrs voltando ao normal após as 20:00 hrs. Desejamos a todos os consumidores uma excelente Quinta-feira.* *É a LIGHT trabalhando sempre do lado da população.*

Light vai desligar energia elétrica no Rio de Janeiro na hora da final da Libertadores em 23/11?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não deve ter faltado foi gente xingando a empresa a torto e a direito. Mas será mesmo que a Light vai desligar a energia elétrica logo no horário da final da Libertadores? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A mensagem, por si só, já nos causa desconfiança. Além de ela ser inverossímil (afinal, seria um tanto quanto absurdo esse tipo de serviço em um horário de alta demanda de energia), tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Já desconfiados, fomos buscar por mais detalhes e logo encontramos um comunicado da própria Light negando a informação. Leia o que foi dito:

Cuidado com o boato! Nossas equipes realizam manutenção programada frequentemente em pontos isolados na cidade do Rio de Janeiro. Nunca em toda cidade. Caso você tenha recebido um comunicado de desligamento de toda energia no sábado (23/11) fique atento, é falso.

Ao buscar pela lista de manutenções da Light no horário do jogo entre Flamengo e River Plate, até achamos a previsão em alguns locais isolados (provavelmente, manutenção de emergência). Porém, não há qualquer manutenção para todo Rio de Janeiro tampouco entre às 16h e 20h do dia 23 de novembro de 2019.

A única manutenção que está prevista em 23 de novembro de 2019 até às 17h30 é essa: “NOVA IGUACU BAIRRO DA LUZ Das 9h às 17h30 R CARLOS GOMES (parte) R LUIZ DE CAMOES (parte)”. Ou seja, apenas esses moradores serão “sorteados” a perder os 30 primeiros minutos do jogo.

Resumindo: a história que aponta que a Light vai desligar a energia elétrica no Rio de Janeiro no horário da final da Libertadores entre Flamengo e River Plate em 23/11 é falsa. Trata-se de um mais um boato que circula online sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2s72BQx