Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Júnior Cigano briga em bar #boato

Júnior Cigano briga em bar #boato

Boato – Ex-campeão de peso-pesado no UFC, Júnior Cigano, se envolveu em briga de bar.

Todos os dias, informações distorcidas atribuídas a vídeos viralizam na internet (talvez você até tenha caído nelas). Mas não importa. Seja anônimo ou famoso (vide a história de Daniela Mercury no Festival Lula Livre), ninguém está livre. E o personagem da história de hoje é o lutador de MMA e ex-campeão do UFC (na categoria peso-pesado) Júnior “Cigano” dos Santos.

De acordo com uma informação que anda circulando pelas redes sociais, Cigano se envolveu em uma briga de bar. A prova está em um vídeo divulgado na web. Nas imagens, o sujeito (que seria o lutador) aparece dançando e se envolve em uma confusão.

Nas redes sociais, mensagens ironizam a ação: “Se jr cigano tiver na balada nem entre kkkk”. Outra versão diz “bora tomar uma com o Júnior Cigano”. “Lutador Junior Cigano se envolve em confusão e veja como terminou acabou todos da festa no ch”, diz uma terceira.

Júnior Cigano brigou em bar?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que muita gente ficou impressionada com o desempenho do lutador. Outras tantas ficaram assustadas com a brutalidade da cena. Mas será mesmo que Júnior Cigano brigou em bar? A resposta é não. Entenda por que.

De fato, as imagens impressionam e, assim como muitos vídeos na internet, as imagens ganharam uma “aspa” para viralizar. Por sinal, as histórias (ou as frases que acompanham) seguem o enredo clássico de boatos online: vagas (não diz onde ocorreu, quais as circunstâncias, quem são os envolvidos e o que provocou a briga), alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis. Só faltou o pedido de compartilhamento para “fechar o pacote”.

Com esses indícios, resolvemos checar o que Júnior Cigano estava fazendo desde o dia 19 de agosto (data em que o vídeo foi registrado, segundo as câmeras de segurança). Entre socos e chutes (só em treinos, claro), o lutador deu uma entrevista aqui, outra ali. Mas até aí, nenhum vestígio da tal briga. Por sinal, também conferimos o Instagram de Cigano e, como você pode imaginar, a rotina do lutador não passou de treinos.

Mas não é só isso: ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que as imagens não têm nada a ver com Júnior Cigano e muito menos com o Brasil. Na verdade, o episódio aconteceu na Rússia, para ser mais exata, na cidade de Moscou (como informa essa matéria do The Sun). De acordo com o site russo “Komsomolskaya Pravda”, a briga aconteceu na casa noturna Studio Private Place, do shopping center “Gallery”, na rua Karl Marx, em Tambov.

Resumindo: não é Cigano no vídeo por dois motivos: o lutador não se envolveu em nenhuma confusão nos últimos dias e o vídeo é da Rússia e não tem nada a ver com o lutador de MMA.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.