Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Jonatas, jogador do Flamengo, agradece a Deus e cita Habacuque em hospital #boato

Jonatas, jogador do Flamengo, agradece a Deus e cita Habacuque em hospital #boato

Boato – Vídeo mostra Jonatas (Jonathan Ventura), jogador do Flamengo que teve 40% do corpo queimado em incêndio, agradecendo a Deus e citando Habacuque 3.18 no hospital.

O incêndio que vitimou 10 meninos no CT do Flamengo (Ninho do Urubu) comoveu muita gente. Em meio às lamentações, um fio de esperança surgiu com a notícia de que os três garotos que ficaram feridos sobreviveram à tragédia. Dois (Cauan Emanuel e Francisco Dyogo) já deixaram o hospital.

Até o momento, apenas um garoto permanece internado. E é justamente sobre ele um vídeo que está viralizando na internet. De acordo com a filmagem. Jonatas (Jhonathan Ventura) agradeceu a Deus pelo livramento e citou Habacuque 3.18 (um trecho da Bíblia). Leia mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Mesmo com 40% do corpo queimado, Jonatas jogador do Flamengo encontra forças para agradecer a Deus pelo livramento. Ele citou HABACUQUE 3.18 com uma mensagem de esperança Versão 2: Jonathan Ventura superou queimaduras em seu corpo e em meio a tragédia do #CT Do Flamengo, nos traz esperança. “Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:18 [Curte e Compartilhe]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Mesmo com o corpo queimado menino superou queimaduras em seu corpo e em meio a tragédia nos traz esperança. “Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3.18 A Mensagem da Cruz. Versão 4: Mesmo com 35% de seu corpo queimado, Jonatas jogador do Flamengo encontrou forças para agradecer à Deus pelo livramento Ele citou Habacuque 3:18 com uma mensagem de esperança!

Jonatas, jogador do Flamengo que sobreviveu a incêndio, citou Habacuque em hospital?

Muita gente falou no milagre e começou a compartilhar o vídeo. Mas será mesmo que a pessoa que cita o versículo da Bíblia durante o vídeo viral é Jonatas, jogador do Flamengo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, já vimos que a mensagem tinha aquela cara de boato. Mais exatamente a categoria “vídeo falsamente atribuído a alguém”. Só para você ter uma ideia, tivemos de que desmentir recentemente um vídeo atribuído ao dono da pousada que morreu em Brumadinho. Já com o pé atrás, começamos a análise.

Para além das características da mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), há alguns erros que enfraquecem a tese. O mais acintoso está no nome do jogador. O menino que sobreviveu ao incêndio não é Jonatas (tampouco Jhonatan Ventura).

O nome completo dele é Jhonata Cruz Ventura. Mas ele é conhecido como Jhonata Ventura. Além disso, a mensagem aponta que foi citado o trecho Habacuque 3.18. Como a própria pessoa do vídeo diz, o trecho é Habacuque 3.17-18.

Agora, há dois detalhes a mais que não só enfraquecem a tese como também derrubam a farsa. O primeiro é que, ao final do vídeo, a pessoa fala “no ano de 2014”. Ou seja, nada a ver com um acontecimento recente.

O segundo é que o vídeo começou a circular no dia 11 de fevereiro de 2019. Só tem um detalhe: até aquele momento, Jhonata era mantido em sedação. Ele, de acordo com essa matéria do Extra, só acordou no dia 12 de fevereiro. Ou seja: não teria como ele ter gravado o vídeo. Tem só mais um elemento que merece ser destacado: a pessoa do vídeo parece ser mais velha e ter a pele mais clara do que o garoto do Flamengo (que tem 15 anos).

Resumindo: a história que aponta que Jonatas (ou Jhonata Ventura) gravou um vídeo no hospital agradecendo a Deus “pelo livramento” e citando a Bíblia (mais exatamente Habacuque 3.18) é falsa. É mais um boato sobre a tragédia no CT do time que circula na internet.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.