Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Inglaterra coloca rosto de Ayrton Senna nas notas de 10 libras #boato

Inglaterra coloca rosto de Ayrton Senna nas notas de 10 libras #boato

Boato – A Inglaterra resolveu homenagear Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, colocando o rosto dele nas cédulas de 10 libras.

Os vídeos que mostram supostos apoiadores do ex-presidente Lula carimbando cédulas de dinheiro estão, de fato, dando o que falar nesta semana. Em um primeiro momento, as imagens (que parecem, de fato, reais) causaram revolta em muitos críticos ao ex-presidente. Depois disso, começou-se a organizar um boicote às notas e os boatos começaram a surgir (como o que aponta que o Banco Central teria proibido a circulação das cédulas).

Desmentido o boato da proibição, chegamos a um terceiro momento: de comparação com outros países. Em meio a isso, começou a circular na internet a informação de que o Reino Unido (mais especificamente a Inglaterra) teria homenageado o ídolo brasileiro Ayrton Senna nas notas de 10 libras.

A imagem do rosto de Senna em uma cédula é acompanhada de uma mensagem provocativa a quem apoia Lula. “Enquanto no Brasil cometem o crime de carimbar o rosto de um ladrão nas cédulas, na Inglaterra homenageiam o Ayrton Senna”, diz a mensagem.

Inglaterra colocou o rosto de Ayrton Senna nas notas de 10 libras?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem tomou conta do WhatsApp e algumas publicações no Facebook chegaram a cerca de 35 mil compartilhamentos em cerca de 12 horas (e contando). Mas será mesmo que o rosto de Ayrton Senna foi estampado nas cédulas de 10 libras na Inglaterra? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Logo que batemos o olho na informação, já ficamos desconfiados. Como uma “boa” fake news, a história é vaga, alarmista e não cita fontes (faltou só pedir o compartilhamento e ter erros de português para fechar o pacote completo dos boatos online).

Com base nessa desconfiança, fomos procurar por qualquer fonte que nos desse mais informações. De cara, não achamos nenhuma notícia que desse conta que o Reino Unido tivesse homenageado Senna nas cédulas. De acordo com o banco da Inglaterra, quem estampa a nota desde 14 de setembro do ano passado é a escritora Jane Austen.

As notas antigas tinham o rosto de Charles Darwin, feitas de papel. Foi justamente em cima de uma nota de Darwin que o rosto de Senna foi colocado. E sabe qual o motivo? Se você falou política, está errado.

Na realidade, Ayrton Senna, de acordo com alguns sites locais, é uma gíria dos Cokneys, moradores da região leste de Londres para ten pounds (10 libras). Não sabemos o quão popular a gíria é, mas sabemos que ela gerou até a montagem que viralizou online. Esse site explica um pouco a gíria e mostra a montagem.

Vale dizer que o próprio Instituto Ayrton Senna lista as homenagens feitas ao ídolo em moedas e notas. Há homenagens no Brasil (ao contrário do que a mensagem que circula online aponta), Libéria, na região do Euro e Nova Zelândia. Porém, não há nenhuma que fale em homenagem na Inglaterra ou em qualquer parte do Reino Unido.

Resumindo: a história que aponta que a Inglaterra homenageou o tricampeão Ayrton Senna nas notas de 10 libras é falsa. A imagem que circula online é uma montagem em cima de uma nota de Charles Darwin e foi criada para descrever uma gíria de um bairro de Londres. Ou seja, não tem nada a ver com carimbo de Lula e blá, blá, blá.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.