Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Galvão Bueno diz que vai embora do Brasil se Bolsonaro ganhar eleições #boato

Galvão Bueno diz que vai embora do Brasil se Bolsonaro ganhar eleições #boato

Boato – Galvão Bueno desabafa e diz que vai embora do país e encerrar carreira de narrador de Jair Bolsonaro for eleito presidente.

É amigo, haja coração nessas eleições. É teste pra cardíaco. A cada dia que abrimos um navegador de internet, uma rede social ou um aplicativo de mensagens, uma história bombástica tende a nos surpreender. E a mais nova envolve o dono dos bordões que abriram esse texto: o querido (só por alguns) narrador Galvão Bueno.

De acordo com um meme que está viralizando no Facebook, Galvão fez uma promessa. Se Bolsonaro ganhar a eleições, o narrador encerraria a carreira e iria embora do Brasil. Leia a mensagem contida na imagem.

Saiba Galvão, que 80 milhões de bolsonarianos apoiam a sua sábia decisão! Se Bolsonaro ganhar, eu encerro minha carreira de narrador, e vou em bora do Brasil de vez!

Galvão Bueno disse que vai embora do Brasil se Bolsonaro ganhar eleições?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nas nossas buscas pelo assunto no Facebook, vimos uma postagem com 20 mil compartilhamentos, outra com 19 mil e uma terceira com 16 mil. Mas será mesmo que o “narrador 1” da Globo disse que “larga tudo” se Bolsonaro ganhar? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A mensagem em si já levanta muitas suspeitas. Ela é vaga, alarmista, com erros de português (principalmente nas vírgulas) e não cita fontes confiáveis. Só esses detalhes já deveriam fazer você buscar pela tal declaração antes de compartilhar. Nós fizemos isso e logo matamos a charada.

A primeira coisa que descobrimos é que não há, em nenhuma fonte confiável, qualquer referência à tal “promessa” de Galvão Bueno. O narrador chegou a dar mostras de que a Copa da Rússia pode (como também não pode) ter sido a última da sua carreira. Mas nunca falou em parar de narrar e tem planos para trabalhar, no mínimo, até as Olimpíadas de Tóquio. Ao canal do Youtube do seu filho, ele reforçou a negativa:

Descobrimos também que Galvão Bueno (que, apesar de polêmico, é bem discreto em relação a posicionamentos políticos) não tem nenhuma declaração pública relacionada ao candidato Jair Bolsonaro. Nem aprovando, nem desaprovando e muito menos prometendo largar tudo.

Resumindo: uma vez que a tal história só está circulando no Facebook e não encontramos a declaração de Galvão Bueno em lugar algum, podemos atestar que a história que aponta que ele prometeu largar a carreira e o país se Bolsonaro ganhar é falsa. Não adianta nortear o seu voto (seja para qual lado for) só com base nessa informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.