Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Fifa elimina Chelsea por escalar jogador com Covid-19 e Palmeiras é campeão mundial #boato

Fifa elimina Chelsea por escalar jogador com Covid-19 e Palmeiras é campeão mundial #boato

Fifa elimina Chelsea por escalar jogador com Covid-19 e Palmeiras é campeão mundial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por ter jogado com um atleta com suspeita de Covid-19, o Chelsea foi eliminado pela Fifa e o Palmeiras finalmente se tornou campeão mundial. Link do G1 é a prova.

A derrota do Palmeiras para o Chelsea na final do Mundial de Clubes da Fifa trouxe tristeza para os alviverdes e alegria para torcedores mais fanáticos de times rivais (que, sem nenhuma cerimônia, secaram o Verdão). Muitos destes torcedores começaram a compartilhar uma mensagem por aí.

Um texto dá conta que o Chelsea foi eliminado pela Fifa do Mundial de Clubes por escalar um jogador com Covid-19 e que, por isso, o Palmeiras teria sido declarado campeão mundial. Junto à mensagem, há um link do site g1, da Globo, e de uma imagem. Leia a publicação que se espalhou por aí (principalmente pelo WhatsApp):

FIFA elimina o Chelsea por escalar jogador com suspeita de Covid -19, e Palmeiras é o novo campeão mundial. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

Fifa eliminou o Chelsea por escalar jogador com Covid-19 e Palmeiras é campeão mundial?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não demorou para a história se espalhar por aí. Só que, além de ser falsa, a informação que aponta para a tal eliminação do Chelsea não passa de uma pegadinha mais do que manjada na internet. Manjada e abestada.

Quando nos deparamos com o texto, já sabíamos do que se tratava. Na realidade, a mensagem é o que chamamos por aqui de “pegadinha do Tiririca”. A estrutura do texto é sempre a mensagem: uma informação bombástica + um link de um portal de notícias (normalmente o g1) + um link de uma imagem.

A notícia bombástica tem a função de chamar atenção. O link do g1 (ou de outro portal) tem o objetivo de gerar um tumbnail e esconder o que está na última imagem, que é a foto do Tiririca falando “é mentira, abestado”. Temos até um vídeo que explica este tipo de fake.

Este tipo de balela já foi utilizado algumas vezes em histórias falsas durante a trajetória do Boatos.org. Um delas é emblemática: falava que a Fifa havia eliminado o Tigres do Mundial de Clubes de 2020 (disputado em 2021) por escalar um jogador com Covid-19. Ou seja: a história deste ano é apenas uma nova versão de um fake velho.

Além de falsa, a história não faz o mínimo sentido. Como todos os jogadores passam por um protocolo de testagem antes das partidas, não há como um time ser desclassificado por “suspeita de Covid-19”. Testou, tá liberado. Tanto que a “notícia” não está em nenhuma fonte confiável, incluindo o portal g1.

Resumindo: infelizmente para palmeirenses, a informação que aponta que a Fifa eliminou um jogador do Chelsea por conta de um caso suspeito de Covid-19 é falso. A história não procede e o Verdão continua sem mundial (pelo menos para a maioria das pessoas).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso