Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > FBI divulga que Brasil vendeu o jogo para a Alemanha na Copa de 2014 #boato

FBI divulga que Brasil vendeu o jogo para a Alemanha na Copa de 2014 #boato

Boato – Em meio às investigações de corrupção na Fifa, FBI divulgou que o Brasil vendeu o jogo contra Alemanha na Copa de 2014.

No dia 8 de julho de 2014, a maioria esmagadora dos brasileiros estavam de olho no que aconteceria no estádio do Mineirão. A seleção brasileira, sem Neymar, estava a dois jogos de conquistar o hexacampeonato mundial. O adversário seria a Alemanha que, com exceção da vitória de 4 a 0 sobre Portugal na estreia, vinha de partidas duras (inclusive uma vitória apertada contra Argélia).

O cenário estava preparado para mais uma festa, mas o que se viu foi só “gol da Alemanha”, “gol da Alemanha”, “gol da Alemanha”… depois do resultado final, o famoso 1 x 7, um clima de perplexidade tomou conta de grande parte da torcida e um grande boato renasceu na internet.

Na época, o Boatos.org, com cerca de um ano de vida, foi o primeiro site a desmentir a teoria da conspiração que teria sido criada por “Gunther Schweitzer” e falava que o Brasil tinha vendido a Copa do Mundo (na realidade, era um texto reescrito com base no mundial de 98). O texto foi, por muito tempo, o mais lido da história do site. Mas eis que anos depois, a teoria revive.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mais nova relação do “eterno 7 a 1” com a corrupção foi suscitada após o início das investigações do FBI em relação à corrupção no futebol. Dirigentes brasileiros (como o ex-presidente da CBF José Maria Marin e o atual Marco Polo Del Nero) estão sendo investigados por fraudes na venda de direitos de transmissão para campeonatos de futebol.

Em meio às denúncias que envolvem até o nome de empresas de comunicação como a TV Globo, surge na internet a informação que o jogo Brasil e Alemanha foi considerado pelo FBI também como uma fraude. Blogs divulgaram diversas versões da história.  “FBI informa que Brasil vendeu o jogo da Alemanha num esquema de corrupção”, foi o título de um.

Outro trecho acusa mais explicitamente: “Informação do FBI que estão sendo levantadas nos EUA é o que o chefe da CBF ( Brasil ) preso pela Polícia Americana está envolvido no resultado do jogo entre Brasil e Alemanha. A histórica goleada na semifinal da Alemanha sobre a seleção brasileira pode ter envolvido milhões de dólares, onde cada jogador recebeu sua parte”.

Outro site levanta suspeitas em relação à lesão de Neymar: “Sites brasileiros e colombianos divulgaram imagens da chegada do atleta ao hospital de Fortaleza. Nelas, o paciente aparece com o rosto coberto e sem as tatuagens que o atacante possui no braço direito. Houve ainda quem adaptasse a história e afirmasse que Neymar simulou a lesão, pois foi o único que não concordou em vender a Copa à Fifa”, diz.

FBI divulgou que Brasil vendeu o jogo para a Alemanha na Copa de 2014?

Assista ao nosso desmentido em vídeo

A nova versão da denúncia também circulou muito na internet. Até o ex-candidato (e provavelmente pré-candidato) à presidência Levy Fidélix levantou a bola. Como já desmentimos a tese de que o Brasil vendeu o jogo para Alemanha, vamos à outra pergunta: será que o FBI divulgou essa informação? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Se o senhor Levy e tantas outras pessoas acompanhassem o Boatos.org saberiam que a história da denúncia é falsa. Quase todos os pontos que embasam “a bomba” estão baseados em boatos já desmentidos por aqui. Vamos lá.

A denúncia de que cada jogador brasileiro havia recebido dinheiro é do boato de 2014. A da lesão do Neymar (que viralizou após o jogo contra Colômbia) foi desmentida em dois boatos. A versão da lesão armada e a de que ele teria combinado a lesão com Zuniga, jogador que o acertou.

O resto da história só usa denúncias sobre a investigação do FBI contra Globo, CBF e Fifa. Mas não há nenhuma informação sobre venda de jogo contra a Alemanha. Tentamos buscar sobre o assunto e só achamos os textos do boato (que, por sinal, saíram de sites que não são confiáveis). Com exceção deles, ninguém sabe, ninguém viu.

Resumindo: a história que aponta que o FBI divulgou que o Brasil vendeu o jogo contra a Alemanha na Copa de 2014 é falsa. É mais uma (e não deve ser a última) denúncia não comprovada que envolve a partida.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.