Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Fake: Zagallo detona corrupção do PT em entrevista para jornal do Rio

Fake: Zagallo detona corrupção do PT em entrevista para jornal do Rio

Zagallo detona o PT em entrevista para jornal do Rio, diz boato
Zagallo detona o PT em entrevista para jornal do Rio, diz boato

Boato – O ex-técnico da seleção, Mario Jorge Lobo Zagallo afirmou que o Brasil está “vermelho de vergonha” e não mais “verde e amarelo”. Durante entrevista, ele criticou o PT.

Grande parcela da população brasileira está revoltada com a corrupção no país, com obras atrasadas da Copa e outras questões em torno do mundial de futebol que será realizado aqui neste ano. Com base nisso, textos críticos ao evento rapidamente se multiplicam em redes sociais. E esse é mais um deles.

No final de maio de 2014, um texto criticando o Brasil na Copa, o PT e a corrupção começou a se espalhar nas redes sociais e gerou muitos comentários por parte dos usuários. No texto, Zagallo, ex-técnico da seleção brasileira dizia: “O Brasil está vermelho. Vermelho de vergonha”.

A grande maioria das pessoas que leu acabou parabenizando a posição do tetracampeão mundial. A mensagem que circula na web aponta a afirmação foi dada a um jornal do Rio de Janeiro. O artigo, na íntegra, diz:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Ex técnico da seleção brasileira em recente entrevista à um jornal de circulação no Rio de Janeiro

…as bandeiras não tremulam, apitos, camisetas… estão encalhados nas lojas… O Brasil às vésperas da Copa, não está vibrante em verde e amarelo. O Brasil está vermelho. Vermelho de vergonha. Vermelho de ver tanta corrupção. Vermelho de ver tanta ‘maracutaia’, tanta ‘cara de pau’ dos nossos governantes. Estamos vermelhos vendo grande parte de nossos políticos e poderes sendo calados e comprados pela corrupção O PT conseguiu tirar o brilho até do que o brasileiro mais gosta… É vermelho tingindo de corrupção nosso verde e amarelo…!”

Estaria o ex-técnico da seleção brasileira tão revoltado assim e criticado a situação do país para um jornal carioca? Dificilmente! O primeiro apontamento é que o texto cita “em recente entrevista”, mas não fala nenhuma data precisa. Isso faz a notícia parecer sempre recente, seja agora ou daqui a 2 meses.

A imagem, nem o texto, demonstram de onde foi tirada a informação, não fala o nome de nenhum veículo jornalístico. Dizer “jornal de circulação no Rio de Janeiro” é muito vago. Imaginem quantos jornais existem na cidade do Rio e no estado.

Outra característica que o texto apresenta é o formato viral, onde apenas páginas do Facebook publicam, com o intuito de gerar comentários polêmicos e muitos compartilhamentos. E quem reproduziu o mesmo conteúdo foram apenas outros blogs e sites que copiaram a fala na íntegra.

Mas, se alguém ainda está em dúvida e pensa “ah, mas o Zagallo deve ter falado isso sim”, nós podemos provar que a declaração é falsa, pois o filho do ex-técnico, Mário César da seleção desmentiu o texto.

No dia 21 de maio, o site da SporTV divulgou uma matéria com o título “Fifa põe à disposição de Zagallo jatinho particular para assistir aos jogos da Copa”, onde o conteúdo conta que o tetracampeão mundial é um dos convidados de honra da Fifa para prestigiar o evento e ainda pode levar um acompanhante, no caso seu filho.

O que tem a ver com a questão polêmica vem logo em seguida, no conteúdo da notícia. O filho de Zagallo diz que o pai ficou indignado com um texto que circula na internet, onde há declarações polêmicas e falsas atribuídas a ele. Mário ainda conta que Zagallo nunca se envolveu com política e não entende por que inventaram isso.

Além disso, declarações recentes de Zagallo afirmam que ele acredita que o Brasil tem a obrigação de ganhar a Copa, mas em nenhum momento ele critica o evento ou questões de políticas públicas do Brasil. Como na entrevista à Band, com o título “Zagallo não admite perder Copa no Brasil” e à SporTV “Zagallo: se o Brasil conquistar o hexa, Neymar se torna o “Ultra Neymar”.

O texto é falso! Se Zagallo está ou não descontente com a Copa e a situação no Brasil, ele tem tempo suficiente para pensar nisso no jatinho a caminho dos jogos do mundial. E claro, não deu declarações a jornal carioca nenhum sobre isso.