Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Ex-jogador do Atlético (MG) Gutemberg virou mendigo e mora nas ruas #boato

Ex-jogador do Atlético (MG) Gutemberg virou mendigo e mora nas ruas #boato

Ex-jogador do Atlético (MG) Gutemberg virou mendigo e mora nas ruas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após aposentadoria, Gutemberg Leão, ex-volante do Atlético Mineiro, vive como mendigo em situação de rua. Vídeo mostra depoimento dele.

Envolvido em escândalos recentes de aglomeração e não cumprimento de medidas de proteção contra a Covid-19, o clube de futebol Atlético Mineiro viu a chance de ter a presença do público na semifinal da Libertadores 2021 ir por água abaixo.

No final de agosto de 2021, a Prefeitura de Belo Horizonte proibiu a presença de torcedores no próximo jogo da Libertadores. Apesar disso, o Secretário de Saúde do município afirmou que está otimista com o retorno do público, uma vez que a partida está prevista apenas para o final de setembro de 2021.

E se as coisas já não estivessem fáceis, o nome do clube foi envolvido em uma outra história que está circulando nas redes sociais. De acordo com a mensagem, o ex-jogador do Atlético Mineiro, Gutemberg Brauer Leão, teria se tornado mendigo. Ainda segundo a publicação, um vídeo provaria que o ex-jogador de futebol estaria morando em situação de rua. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “- É humildade. É Deus no coração. Dinheiro, pra ganhar, é fácil. Difícil é aprender a gastar ele. Falou, meu brother. Falou, gente. […] Eu nem assisto, sabe? Porque tem cara que gosta, sabe? Eu num […] por baixo. Já levantei 50, 60 mil torcedores, […] se chegar nos 5 prints, é você, cara. E é crítica, crítica, crítica em cima. – Um abraço, Gutemberg. – Falou, é nóis, parceiro”.

Versão 2: “Triste demais ver um ex atleta do nosso clube nessa situação @Atletico. Teria alguma forma de ajudar? Nem digo questão de grana mas de tentar resgatar o ser humano”. Versão 3: “@Atletico @Instituto_Galo Esse vídeo chegou a mim, ele não pede ajuda, mas precisamos ajudá-lo, Gutemberg fez história no Galo”.

Ex-jogador do Atlético (MG) Gutemberg virou mendigo e mora nas ruas?

O vídeo, claro, viralizou entre os torcedores do Galo nas redes sociais, em especial, no Twitter. As imagens deixaram muitos fanáticos revoltados com a situação. Apesar disso, a história não é verdadeira! A explicação fica por conta das características físicas e da voz do homem que aparece no vídeo e pelas recentes aparições do ex-craque do Galo.

Não é surpresa para ninguém que além de política e pandemia, outro tema bastante recorrente no mundo das fake news é o mundo dos famosos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias falsas envolvendo artistas e jogadores, como a que dizia que o ex-atacante Adriano Imperador teria virado mendigo na praia. Também a que indicava que o ex-ator de CSI Gary Dourdan teria perdido a luta contra o crack e, por fim, a que apontava que o ex-senador Lindbergh Farias teria sido visto comprando drogas no Morro do Vidigal (RJ).

Para que não é torcedor do Atlético Mineiro ou não acompanhou o futebol dos anos 1990, Gutemberg Leão foi um volante brasileiro. Suas passagens mais memoráveis foram nos clubes América Mineiro, Atlético Mineiro e Sport. Em 1997, integrando o elenco do Galo, venceu a Copa Conmebol (seu primeiro e único título internacional). E ao contrário do que aponta a história, Gutemberg nunca jogou na Espanha ou no La Coruña. O volante representou apenas times brasileiros.

Ao procurar por mais informações sobre a história, descobrimos que ela acabou desmentida pelo repórter mineiro, da Rádio Itatiaia, Thiago Reis. Em seu perfil pessoal no Twitter, Thiago explicou que a publicação se trata de uma fake news. Segundo ele, o volante Gutemberg participou, recentemente, de um jogo entre os ex-atletas do Atlético Mineiro e apareceu muito bem.

Por fim, ao analisar o vídeo, percebemos que a voz e a fisionomia do homem que aparece nas imagens não se parecem com as do ex-volante Gutemberg Leão. Nessa entrevista, concedida em 2018, é possível observar as diferenças entre os dois.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o ex-volante do Atlético Mineiro, Gutemberg Leão, vivendo como mendigo em situação de rua é falsa! Assim que a história viralizou, o repórter da Rádio Itatiaia, Thiago Reis, desmentiu a informação. Ele publicou uma foto recente de Gutemberg em um jogo entre ex-atletas do Galo. Além disso, ao analisar uma entrevista recente do ex-volante, é possível perceber que nem a voz e nem a fisionomia do ex-craque se parece com o homem do vídeo. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso