Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Daniel Alves critica Tite, apoia Bolsonaro e defende Copa América no Brasil em post de 2021 #boato

Daniel Alves critica Tite, apoia Bolsonaro e defende Copa América no Brasil em post de 2021 #boato

Daniel Alves critica Tite, apoia Bolsonaro e defende Copa América no Brasil em post de 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Em publicação de 2021, o jogador Daniel Alves rebateu o técnico Tite, disse que o presidente Jair Bolsonaro é autoridade máxima da nação e defendeu a realização da Copa América no Brasil.

Como falamos agora há pouco, parece que o governo federal conseguiu, de fato, desviar (mais uma vez) o foco da população. Em tempos de mais de mil mortes diárias por Covid-19, vacinação a passos lentos e CPI da Pandemia, bolsonaristas fazem o técnico da seleção brasileira, Tite, virar o foco de ataques.

Após dar a entender que o grupo de jogadores e a comissão técnica estão fechados em relação ao posicionamento contrário à Copa América no Brasil, Tite tem sido alvo de campanhas para que ele seja demitido e até de fake news. A última envolve o nome dele e do jogador Daniel Alves.

Uma declaração de Daniel Alves apontando que o presidente é a autoridade máxima de um país e precisa ser respeitado está sendo compartilhada como se fosse uma resposta ao técnico Tite e uma defesa à participação do Brasil na Copa América.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A declaração que está sendo compartilhada é a seguinte: “O presidente é autoridade máxima e como cidadão tenho que respeitar o presidente da República. Se gostam ou não gostam, esse não é o lugar para as pessoas opinarem. Ele não comprou o direito de estar ali, as pessoas votaram nele, e a única coisa que eu desejo a ele é que melhore nosso país e aumente a esperança dos cidadãos e que as pessoas saibam que o respeito é o princípio de tudo”. O texto está sendo compartilhado com os seguintes comentários.

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: O Sr. afirmou que o técnico Tite não deveria opinar sobre a realização ou não da Copa América no Brasil pois contraria o Presidente da República que foi eleito por 57 milhões de votos. Versão 2: “Daniel Alves diz tudo o que o tite merecia ouvir” Versão 3: Daniel Alves solta o verbo para cima de Tite. O Brasil ainda tem brasileiros na seleção!!!

Daniel Alves critica Tite, apoia Bolsonaro e defende Copa América no Brasil em post de 2021?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e insuflou correligionários de Bolsonaro no “fora Tite”. Porém, a fala em questão de Daniel Alves não é de 2021, não é uma crítica a Tite e não tem a ver com a Copa América deste ano.

Na realidade, a declaração de Daniel Alves ocorreu após o título da Copa América de 2019 no Brasil. Na época, o presidente entrou em campo e posou em fotos com a equipe durante a comemoração do título e foi vaiado por parte da torcida. Essa matéria do El País mostra a declaração.

Na época, a declaração de Daniel Alves passou a ser citada erroneamente em redes bolsonaristas como um “recado a Tite” (que é muito criticado por correligionários do presidente). O que aconteceu em 2021 foi um resgate da fala e a reprodução errada de que Tite seria o destinatário dela.

O que muitos se “esqueceram” é que, entre 2019 e 2021, Daniel Alves já, inclusive, criticou o presidente da República. Depois do desastroso pronunciamento de Bolsonaro em 24 de março de 2020 (como apontamos, repleto de informações falsas), Daniel Alves condenou a postura adotada contra o isolamento social pelo presidente.

Sobre a realização da Copa América no Brasil, Daniel Alves não fez, até o momento, nenhuma declaração pública. Sobre uma possível demissão de Tite, ele também não se posicionou. Mas, com base em declarações anteriores e pelo bom relacionamento que ele tem com o técnico da seleção brasileira, a tendência é que a posição seja contrária a quem está compartilhando a declaração de 2019 como se fosse atual.

Resumindo: não é verdade que Daniel Alves se posicionou contra o técnico da seleção Tite e defendeu Bolsonaro ou a realização da Copa América 2021 no país. A declaração que está sendo compartilhada foi dada em 2019 e nada tem a ver com a crise atual nos arredores da CBF.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr