Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Ceará escalou jogador irregular e Cruzeiro pode ser beneficiado no Brasileirão #boato

Ceará escalou jogador irregular e Cruzeiro pode ser beneficiado no Brasileirão #boato

Ceará escalou jogador irregular e Cruzeiro pode ser beneficiado no Brasileirão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na última rodada do Brasileirão, Ceará escalou jogador irregular e Cruzeiro pode voltar à série A em 2020. Notícia é do Globoesporte.com.

O final do 63° Campeonato Brasileiro de Futebol, em 2019, foi eletrizante. Após conquistar o título com quatro rodadas de antecedência, o Flamengo saiu sorrindo à toa por aí. Mas também houve aqueles que tiveram um fim dramático: os rebaixados.

O primeiro a saber que 2020 seria seu destino foi o Avaí, seguido de Chapecoense, CSA e, por fim, o Cruzeiro. E o time da Toca da Raposa parece não ter aceitado bem o rebaixamento. No último jogo, contra o Palmeiras, a partida foi marcada por confusão e vandalismo por parte da torcida.

Mas, de acordo com uma história que anda circulando por aí, talvez o Cruzeiro ainda tenha uma fagulha de esperança. Isso porque, segundo as publicações, no jogo válido pela última rodada do Brasileirão, a equipe do Ceará teria escalado um jogador irregular. Na oportunidade, o Ceará empatou em 1 a 1 contra o Botafogo, somando apenas 1 ponto. Caso o Ceará tomasse a punição, perderia 4 pontos (de acordo com o regulamento do STJD), entrando na zona de rebaixamento e salvando o Cruzeiro. “Ceará escala jogador irregular em última rodada do Brasileirão e Cruzeiro deve ir à justiça”, diz a mensagem.

Ceará escalou jogador irregular e Cruzeiro pode ser beneficiado no Brasileirão?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história repercutiu bastante nas redes sociais e deixou muitos cruzeirenses esperançosos. Mas será que essa história de que o Ceará pode perder pontos por causa de uma escalação irregular e ajudar o Cruzeiro é verdade? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Desde que o futebol é futebol, casos de virada de mesa (salvação do rebaixamento via STJD) sempre aconteceram. Em 1999, por exemplo, foi um dos casos mais célebres. Após escalar o jogador Sandro Hiroshi de forma irregular, o São Paulo perdeu os pontos dos jogos disputados com Hiroshi. Isso salvou o Botafogo do rebaixamento e colocou o Gama em seu lugar. O clube de Brasília entrou na justiça comum contra a CBF e venceu. Com isso, em 2000, surgiu a Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13, que trouxe o Fluminense (até então na Série C) e o Bahia novamente para a Série A.

Outro caso célebre ocorreu em 2013, quando na última rodada do Brasileirão, a Portuguesa escalou o meia Héverton de forma irregular. Após perder 4 pontos no “tapetão”, o clube paulista foi rebaixado e salvou o Fluminense. O que vale ressaltar é que todos os casos envolvendo virada de mesa tiveram uma grande repercussão e uma ampla cobertura da mídia. Quando procuramos sobre o caso Ceará e Cruzeiro, em 2019, não encontramos nada.

Ao abrirmos o link, entendemos toda a situação. A história faz parte de um dos grandes clássicos de boatos na internet. Nesse caso, o link foi compartilhado por uma página de esportes que imita uma fonte de informação confiável (o que acabou gerando grande repercussão). Entretanto, a publicação tratava-se apenas de uma brincadeira (que o internauta só descobre quando clica no link).

Funciona da seguinte forma: primeiro, é publicada uma chamada bombástica. Mas ao abrir o link sugerido no final da mensagem, você encontra uma foto do Tiririca com a legenda “é mentira, abestado”. Vale destacar que esse tipo de boato já circula há algum tempo na internet, como a história que dizia que o jogo entre Flamengo e Grêmio pela Libertadores teria sido anulado pelo STJD e também o caso que dizia que o Flamengo poderia perder o título da Libertadores por conta de um caso de doping.

Em resumo: a história que diz que o Ceará escalou um jogador irregular e o Cruzeiro pode ser beneficiado por isso é falsa! A história é só mais uma daquelas que usam a célebre imagem do Tiririca com a legenda “é mentira, abestado”. Ou seja, tudo não passa de #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36nlVru