Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Bayern desiste de participar do Mundial de Clubes por causa da Covid-19 #boato

Bayern desiste de participar do Mundial de Clubes por causa da Covid-19 #boato

Bayern desiste de participar do Mundial de Clubes por causa da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A comissão técnica e diretoria do Bayern de Munique anunciaram que o clube desistiu de participar do Mundial de Clubes por causa da Covid-19.

Com o título da Libertadores, os torcedores do Palmeiras estão buscando estragar uma piada de torcedores de clubes rivais: a do Palmeiras não tem mundial (o que já mostramos que é fato). O problema do clube brasileiro está em um possível adversário na final: o Bayern de Munique. Só que, de acordo com uma mensagem que circula online, o título pode estar mais perto do Verdão.

O texto aponta que a comissão técnica e a diretoria do Bayern decidiram que o clube vai desistir de participar do Mundial de Clubes. No final, o texto tem um link do portal G1 (da Globo) e um link de uma imagem. Leia a mensagem que circula online:

Comissão técnica e diretoria do Bayern Munique decidem: “Com aumento dos casos de Covid no Catar, não vamos participar do Mundial e expor nossos atletas.” https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

Bayern desiste de participar do Mundial de Clubes por causa da Covid-19?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem se espalhou em muitos grupos do WhatsApp de torcedores (e secadores) Brasil afora. Porém, a mensagem que aponta que o Bayern desistiu de participar do Mundial de Clubes (e facilitou o caminho do Palmeiras) é falsa.

Na realidade, o texto é parte de um tipo de boato recorrente no Boatos.org: o da “pegadinha do Tiririca”. A mensagem é sempre formada por uma informação bombástica, um link de um portal de notícias (para que se gere o tumbnail) e um link de uma imagem do deputado federal Tiririca com a legenda “é mentira abestado”. Temos até um vídeo falando sobre esse tipo de fake:

Essa pegadinha já foi utilizada em pautas de política, cotidiano e, claro, esportivas. Um texto com a mesma imagem já circulou, por exemplo, no Mundial de Clubes de 2019 (quando o Liverpool derrotou o Flamengo).

Só por desencargo, resolvemos buscar por notícias que falem da desistência do Bayern do Mundial de Clubes por causa da Covid-19. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito. Apesar de ter dois jogadores que se infectaram recentemente (e já se recuperaram), o time vai viajar para o Catar sem desfalques.

Resumindo: a história que aponta que o Bayern de Munique desistiu de participar do Mundial de Clubes por causa da Covid-19 é falsa. O time alemão não só vai disputar o campeonato como deve ir com força máxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK