Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Atleta norte-coreana desabafa nas Olimpíadas e pede socorro para seu país, mostra vídeo #boato

Atleta norte-coreana desabafa nas Olimpíadas e pede socorro para seu país, mostra vídeo #boato

Atleta norte-coreana desabafa nas Olimpíadas e pede socorro para seu país, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, atleta norte-coreana faz um pedido de socorro emocionado durante as Olimpíadas e desmascara Coreia do Norte. 

As Olimpíadas de Tóquio 2020, que tiveram que ser adiadas por conta da pandemia da Covid-19, foram realizadas com sucesso e trouxeram bastante felicidade para os brasileiros. Como tudo o que é bom dura pouco, a competição chega ao fim em breve. A festa de encerramento acontece no dia 8 de agosto de 2021.

Mas nem tudo foram flores nas Olimpíadas. Uma atleta de Belarus, a velocista Krystsina Tsimanouskaya, acabou recebendo asilo humanitário da Polônia, após se recusar a competir em uma prova. A atleta foi incluída pela comissão técnica do seu país sem aviso prévio. Após tornar o caso público, a atleta foi obrigada a retornar para Belarus, mas conseguiu ajuda no aeroporto de Tóquio.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, uma atleta norte-coreana teria desabafado sobre a situação do seu país durante as Olimpíadas. No vídeo que acompanha a publicação, a atleta compartilha os momentos de horror vividos na Coreia do Norte e durante sua fuga para a China. “A atleta norte coreana pedindo socorro para seu país”, diz a publicação.

Atleta norte-coreana desabafa nas Olimpíadas e pede socorro para seu país, mostra vídeo?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo emocionante comoveu muitas pessoas nas redes sociais, em especial, no Facebook. Apesar disso, a história não é bem assim. A explicação fica por conta da origem das imagens.

A situação vivida na Coreia do Norte não chama a atenção apenas dos grandes líderes mundiais, mas também dos disseminadores de fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas.

Por exemplo, a que dizia que o ditador Kim Jong-un, da Coreia do Norte, teria morrido após uma cirurgia, em 2020. Também a que indicava que o ministro da Defesa da Coreia do Norte teria sido executado por dormir em cerimônia e, por fim, a que apontava que o ditador Kim Jong-un teria obrigado os coreanos a usarem apenas um tipo de corte de cabelo na Coreia do Norte.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Coreia do Norte vive uma situação de ditadura (nem capitalismo, nem socialismo. Ditadura!). O país é amplamente conhecido por suas violações de direitos humanos (inclusive, de organismo internacionais). Como toda ditadura, existe uma enorme censura no país. A liberdade de expressão e de imprensa, simplesmente, não existem. E esse é um dos motivos pelos quais as histórias envolvendo o país não são facilmente checadas (uma vez que as informações nem sempre ultrapassam as fronteiras).

Por outro lado, conseguimos um desfecho da história de hoje. Ao procurar por detalhes do vídeo, descobrimos que a mulher que aparece no vídeo não é uma atleta e muito menos a declaração foi feita durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Na realidade, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio começarem, o ministro dos Esportes da Coreia do Norte anunciou que o país não enviaria nenhum atleta à Tóquio. A justificativa foi a pandemia da Covid-19 e o medo de possíveis infecções entre os atletas. E assim foi feito. A Coreia do Norte não enviou seus atletas e, portanto, não está sendo representada nos Jogos.

Já em relação ao vídeo, descobrimos que as imagens foram gravadas em 2014. Na oportunidade, a mulher que aparece nas imagens participava do evento One Young World Summit, realizado em Dublin, na Irlanda. O evento reúne os jovens mais talentosos ao redor do mundo (líderes de empresas, ONGs, universidades ou instituições promissoras), visando debates que busquem soluções inovadoras para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A mulher que aparece no vídeo é a jovem Yeonmi Park, uma ativista de direitos humanos norte-coreana. Junto de sua mãe, ela fugiu, em 2007, para a China. Após receber ajuda já em território chinês, as duas conseguiram ir para a Mongólia e, posteriormente, foram enviadas para a capital da Coreia do Sul, onde receberam asilo humanitário.

Após a fuga, Yeonmi Park começou a se dedicar integralmente à luta pelos direitos humanos dos norte-coreanos, se tornando um símbolo de luta e resistência. Por outro lado, o discurso comovente de Park chegou a ser questionado por historiadores e jornalistas. Após diversas buscas, os profissionais identificaram que Park levava uma vida confortável na Coreia do Norte, comprando marcas internacionais e aparecendo na mídia local.

Além disso, eles também identificaram diversas inconsistências em seus discursos, especialmente, na história sobre a “execução pública da mãe de um amigo”. Segundo eles, Park contou muitas versões sobre a mesma história, sempre mudando o filme que, supostamente, a teria levado à morte. Em uma entrevista, após ser aceita na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, ela também chegou a afirmar que achava que o país norte-americano era muito semelhante à Coreia do Norte.

Em resumo: a história que diz que uma atleta norte-coreana fez um comovente desabafo nas Olimpíadas, pedindo socorro ao seu país, é falsa! Nem a mulher que aparece no vídeo no vídeo e muito menos a declaração foi feita durante as Olimpíadas. As imagens foram gravadas no evento One Young World Summit, realizado em Dublin, na Irlanda, em 2014. O evento é destinado a jovens talentosos, visando promover soluções criativas para os problemas globais. A mulher que aparece no vídeo é Yeonmi Park, uma ativista de direitos humanos norte-coreana. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso