Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Aneel, Coelba, CEB, Enel, EDP e outras companhias vão cortar energia elétrica em 23/11, das 16h às 20h #boato

Aneel, Coelba, CEB, Enel, EDP e outras companhias vão cortar energia elétrica em 23/11, das 16h às 20h #boato

Aneel, Coelba, CEB, Enel, EDP e outras companhias vão cortar energia elétrica em 2311, das 16h às 20h, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Aneel, Coelba, CEB, Enel, EDP e outras companhias vão cortar a energia elétrica em diversos estados do Brasil no sábado, 23 de novembro, durante a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate. 

Não faz muito tempo que o Boatos.org publicou um desmentido a respeito de um suposto corte de energia da Light no Rio de Janeiro. Nem bem fizemos o texto é cá estamos para falar de uma “evolução do boato”.

Mensagens apontam que diversas companhias elétricas estão anunciando que vão realizar uma manutenção de energia elétrica em diversas cidades no dia 23/11 entre às 16h e 20h. Se você não percebeu, isso acarretaria em faltar luz na hora do jogo Flamengo e River Plate, a final da Copa Libertadores da América.

Vimos versões falando da Aneel (anunciando o corte para o país), Coelba (Bahia), CEB (Distrito Federal), Enel (Rio de Janeiro e Ceará), EDP (Espírito Santo) e outros estados (Amazonas, Amapá etc). Leia algumas das mensagens que circulam por aí (pedimos desculpas pela redundância):

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

*A ANEEL informa que em virtude do trabalho de manutenção da rede elétrica, a energia será desligada Sábado 23/11/2019 em todo território nacional, a partir das 15:00hrs voltando ao normal após as 20:00 hrs. Desejamos a todos os consumidores uma excelente Quinta-feira.*

*A Coelba informa que em virtude do trabalho de manutenção da rede elétrica, a energia será desligada Sábado 23/11/2019 em toda Bahia, a partir das 16:00hrs voltando ao normal após as 20:00 hrs. Desejamos a todos os consumidores uma excelente Quinta-feira.* É a Coelba trabalhando sempre do lado da população.

A CEB Informa, em virtude do trabalho de manutenção da rede elétrica, a energia será desligada Sábado 23/11/2019 em TODO DF E ENTORNO, a partir das 16:00h, voltando ao normal após as 20:00h. Desejamos a todos os consumidores uma excelente Quinta-feira. É a CEB-DF trabalhando sempre do lado da população.

A ENEL – informa que em virtude do trabalho de manutenção da rede elétrica, a energia será desligada Sábado 23/11/2019 em toda regiao partir das 16:00hrs voltando ao normal após as 20:00 hrs. Desejamos a todos os consumidores um excelente Final de semana . Estamos trabalhando sempre do lado da população.

A EDP informa que em virtude do trabalho de manutenção da rede elétrica, a energia será desligada Sábado 23/11/2019 em todo o Espírito Santo , a partir das 16:00 horas, voltando ao normal após as 20:00 hrs. Desejamos a todos os consumidores uma excelente Quinta-feira. É a EDP trabalhando sempre do lado da população.

Aneel, Coelba, CEB, Enel, EDP e outras companhias vão cortar energia elétrica em 23/11, das 16h às 20h?

Assim como no caso da Light, muita gente ficou apreensiva com a mensagem. Mas será mesmo que haverá o tal corte de energia na hora da final da Libertadores? A resposta é não. Segura aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, vamos só relembrar o que foi dito agora há pouco. Primeiro, a mensagem tem algumas das principais características de boatos. Ela é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Segundo: a tese que aponta que uma companhia elétrica vai desligar a energia em um horário de pico não faz o mínimo sentido. Terceiro: só o fato da mesma mensagem (com os mesmos erros de português) circular sob o nome de diversas companhias elétricas diferentes já nos deixa desconfiados.

Desconfianças que viraram certeza ao buscarmos por referências sobre o assunto nas empresas citadas. Além de nenhuma delas citar a tal manutenção, empresas como a Coelba e a CEB desmentiram a informação. Leia notas:

Coelba: Não é verdadeira a informação que circula nas redes sociais sobre uma eventual interrupção do fornecimento de energia, neste sábado (23/11), no extremo sul baiano ou em qualquer outra região do estado. Qualquer manutenção programada no sistema elétrico, com suspensão do serviço, é informada previamente por meio dos nossos canais oficiais (redes sociais e site) ou por veículos de comunicação. Se você receber notícias por qualquer outro meio, como o Whatsapp, procure confirmar as informações.

CEB: Em relação à notícia que tem circulado nas redes sociais e grupos de Whatsapp sobre uma suposta interrupção do fornecimento de energia em todo o Distrito Federal no dia 23/11 (sábado), a CEB informa que se trata de uma notícia falsa. Essa informação incorreta também foi registrada em outros estados da Federação desde a tarde de quinta-feira (21/11). A agenda de desligamento programado pode ser consultada nos canais de comunicação oficiais da CEB na internet. 

Resumindo: pode ficar tranquilo que a história que aponta que empresas de energia elétrica vão realizar manutenções no dia 23/11 e que vai faltar luz na hora da final da Libertadores entre Flamengo e River Plate é falsa. É mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2s72BQx