Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Alexandre Campello, presidente do Vasco, faz dança do ventre em festa #boato

Alexandre Campello, presidente do Vasco, faz dança do ventre em festa #boato

Boato – O vídeo mostra Alexandre Campello, presidente do Vasco da Gama, dançando música árabe durante uma festa. Ele fez a dança do ventre “que nem a Dalila”.

“Amigos, amigos, futebol à parte”. Se você acompanha tudo o que rola sobre os jogadores e clubes de futebol nas redes sociais, já deve saber que esse ditado popular cai muito bem quando o assunto é internet, não é verdade?

Desta vez, um dos assuntos foi o Vasco da Gama, que virou motivo de piada na web depois da divulgação de um vídeo que mostra o suposto presidente do time, Alexandre Campello, dançando música árabe em uma casa de show. Confira o vídeo que circula pela internet e leia textos comentando o assunto:

Versão 1: Presidente do Vasco dançando que nem a Dalila Suposto presidente do Vasco da Gama aparece em vídeo dançando dança do ventre Versão 2: Alexandre Campello, presidente do Vasco. O John Travolta da Colina. Versão 3: Presidente do Vasco Alexandre Campello. ESSE SABE FAZER A DANCA DO VENTRE! #IssoaquiéVasco o rataria

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Alexandre Campello, presidente do Vasco, foi filmado dançando a dança do ventre?

As imagens que aparecem no tal vídeo, que são de péssima resolução, diga-se de passagem, sugerem que o dançarino que ganhou os aplausos da plateia seja Alexandre Campello, em uma performance não muito comum de se ver em caso de figuras ligadas ao futebol.

Mas será mesmo que o presidente do clube cruzmaltino é quem está dançando música árabe no vídeo? A resposta é não. E nós te explicamos o porquê com fatos!

Em primeiro lugar, assim como qualquer boato que simplesmente “brota” nas redes sociais, as postagens no Facebook e Twitter que divulgaram o vídeo trazem mensagens de caráter vago, alarmista, com erros de português e que não citam fontes confiáveis que possam nos dar indícios de que o vídeo, de fato, tem imagens de Alexandre Campello.

Ocorre que os perfis ou páginas apenas jogam o vídeo e “tiram as suas próprias conclusões” sobre ele, a fim de gerar burburinho e uma chuva de likes e compartilhamentos.

O segundo fato que nos leva a duvidar do conteúdo que está sendo compartilhado nas redes sociais é que, apesar de o sujeito no vídeo ser realmente parecido com Campello, a baixa resolução das imagens facilita a confusão e, mais do que isso, não nos permite afirmar que o dançarino em questão é mesmo o presidente do clube vascaíno.

Afinal, não é de hoje que vídeos com supostos artistas e figuras conhecidas na mídia em situações “constrangedoras” surgem na web com essa mesma lógica: pegam um vídeo com imagens sem muita qualidade, atribuem a um famoso e o fazem viralizar na internet. Nesta mesma pegada, você deve se lembrar de dois boatos que a equipe do Boatos.org já desmentiu aqui em outras oportunidades, envolvendo o Papa Francisco e a ex-primeira dama Marcela Temer.

Vale dizer que, ao procuramos por notícias que associassem a tal dança do ventre a Campello, nada encontramos. Ao contrário: ao buscarmos pelo vídeo, o que descobrimos foi que ele sequer é do Brasil. Na realidade, as imagens que foram atribuídas a Alexandre Campello surgiram na Argélia e o vídeo foi postado no YouTube em 2015. Veja aqui nesse link.

E tem mais: a partir de 2015, o mesmo vídeo também circulou no YouTube em inglês (assista aqui) e, em nenhum dos casos, o homem que aparece dançando a música árabe (que, para fins de curiosidade, se chama Ya Bent El Sultan, do cantor Ragheb Alama) chegou a ser vinculado ao presidente do clube do Vasco. Ou seja, o vídeo foi publicado na língua árabe, posteriormente em inglês e, apenas anos depois, algum engraçadinho decidiu o atribuir a Campello, que nada tem a ver com isso.

Resumindo: o vídeo que circula online do homem dançando a dança do ventre não é do presidente do Vasco, Alexandre Campello. Ele surgiu na Argélia e foi publicado em 2015. Por este motivo, ressaltamos sempre que você não acredite em tudo o que surge na internet. Afinal, nem tudo o que parece é verdade.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir uma tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331-6821.