Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Ziraldo diz que o papa vê fogo na Amazônia e Pantanal, mas não vê fome na Venezuela #boato

Ziraldo diz que o papa vê fogo na Amazônia e Pantanal, mas não vê fome na Venezuela #boato

Ziraldo diz que o papa vê fogo na Amazônia e Pantanal, mas não vê fome na Venezuela, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O cartunista Ziraldo disse que o papa Francisco vê fogo na Amazônia e Pantanal, mas não vê fome na Venezuela. 

Os incêndios nos maiores biomas brasileiros, Amazônia e Pantanal, viraram notícia nos quatro cantos do mundo, fazendo com que personalidades conhecidas na mídia e autoridades de vários países também demonstrassem preocupação com as queimadas nas florestas aqui no Brasil, inclusive, lá no Vaticano.

Após o papa Francisco, líder da Igreja Católica, dizer que está preocupado com a situação, já que a floresta amazônica, nas palavras dele, é “um pulmão vital para o nosso planeta”, um boato que começou a circular nas redes sociais dá conta de que o cartunista brasileiro Ziraldo, famoso pela criação de vários personagens famosos, como “O Menino Maluquinho”, teria criticado a fala de Francisco, supostamente dizendo que o papa vê fogo na Amazônia e Pantanal, mas não vê fome na Venezuela.

A publicação que está sendo compartilhada com a suposta fala de Ziraldo vem acompanhada de uma foto do papa com o ex-presidente Lula, legendada com a frase “A foto explica tudo!”. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“A FOTO EXPLICA TUDO! O PAPA VÊ FOGO NA AMAZÔNIA, PANTANAL, ATÉ NO INFERNO, MAS NÃO CONSEGUE VER A FOME DA VENEZUELA. TEM ALGO ERRADO NO VATICANO!!! Ziraldo”

Ziraldo disse que o papa vê fogo na Amazônia e Pantanal, mas não vê fome na Venezuela?

A foto do papa com Lula, legendada com a suposta fala de Ziraldo, viralizou rapidamente no Facebook, principalmente entre internautas anti-lulistas e anti-esquerda. Mas o fato é que a história não procede.

Isso porque, para começo de conversa, a mensagem da publicação carrega todas as características de boatos online: é vaga (sequer diz quando e onde Ziraldo deu a tal afirmação), alarmista (tem o intuito de acirrar a polarização política na internet) e não cita fontes confiáveis que possam confirmar que a autoria da frase é mesmo de Ziraldo.

Em segundo lugar, fakes que atribuem falas falsas a famosos já são bastante comuns no meio online. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos várias delas, como, por exemplo, a que dizia que a jornalista Maju Coutinho teria falado que trabalharia até de graça para derrubar Bolsonaro; outra também que dizia que o embaixador da China teria dito que Dilma cedeu costa brasileira para pesca chinesa por 25 anos; e até um sobre supostamente o Dr. Dráuzio Varella ter falado que a água gelada faz mal para o fígado, coração e pode causar câncer.

Assim como essas e muitas outras frases fajutas atribuídas a pessoas conhecidas na mídia espalhadas pela internet, ao buscarmos pela tal fala de Ziraldo sobre o papa, nada encontramos, nem mesmo em seus sites ou redes sociais (como Instagram e Facebook). Além disso, desconfiamos da veracidade dessa história toda pelo fato de a suposta fala não condizer com o posicionamento político de Ziraldo. A frase é bem no estilo bolsonarista, mas sabemos que o cartunista votou e pediu votos para Fernando Haddad, candidato ao Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência nas últimas eleições.

E foi aí que, ao procurarmos mais um pouco sobre a origem da tal frase, descobrimos que ela já circulava no Facebook desde 2019, antes mesmo de ter a suposta assinatura de Ziraldo. Então, descobrimos o que aconteceu, de fato. Um bolsonarista chamado Ziraldo Dias Cavalcante, fotógrafo de Governador Valadares (MG), é o verdadeiro responsável por divulgar postagens em defesa do presidente da República em diversos perfis e páginas no Facebook com a assinatura de “Ziraldo”, o que fez com que muitos internautas pensassem que as frases seriam do cartunista Ziraldo, criador do “Menino Maluquinho”, causando a maior confusão. Inclusive, a própria equipe do Ziraldo desmentiu tudo.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Ziraldo teria dito que o papa vê fogo na Amazônia e Pantanal, mas não vê fome na Venezuela, não é verdadeira. A autoria dessa e de outras frases é de um fotógrafo bolsonarista com o mesmo nome, o que fez com que os internautas confundissem e achassem que a fala seria do famoso cartunista.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK