Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Walter Moinho fez pintura “A vida em 2022” que previa pessoas isoladas #boato

Walter Moinho fez pintura “A vida em 2022” que previa pessoas isoladas #boato

Walter Moinho fez pintura A vida em 2022 que previa pessoas isoladas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pintor italiano Walter Moinho previu o isolamento social, em 1962, na pintura “A vida em 2022” com pessoas isoladas.

Vocês já pararam para pensar como a nossa vida seria muito mais fácil se pudéssemos prever todos os eventos futuros? Sem surpresas, poderíamos nos preparar de uma melhor forma para os acontecimentos e, quem sabe, até evitá-los.

Seria fantástico, não é mesmo? E tem quem jure de pé junto que isso, na verdade, já seja possível. Na internet, vemos diversas pessoas que afirmam poderem prever o futuro e grandes eventos (especialmente, os catastróficos).

E a história de hoje, novamente, jura pela própria existência que a pandemia da Covid-19 foi prevista há algum tempo. De acordo com uma publicação que andou circulando nas redes sociais, o pintor italiano Walter Moinho teria previsto, em 1962, o isolamento social na pintura “a vida em 2022”. “Esta pintura foi feita em 1962 pelo pintor italiano Walter Moinho… e o título da pintura é: ‘A vida em 2022’”, diz a mensagem.

Walter Moinho fez pintura “A vida em 2022” que previa pessoas isoladas?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A informação, é claro, viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apenas uma das publicações já conta com quase 3,5 mil compartilhamentos. Porém, a história não tem nada de real.

Basta olhar para o texto para perceber que a mensagem apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, bastante alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, supostas previsões sobre a pandemia da Covid-19 fizeram sucesso nas redes sociais. A equipe do Boatos.org desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Nostradamus teria previsto a chegada do coronavírus em livro de 1555. Também a que indicava que o livro The Eyes of Darkness, de Dean Koontz, teria previsto o coronavírus em 1981 e, por fim, a que apontava que o seriado Os Simpsons teria previsto a chegada do coronavírus em um episódio de 1993.

Decidimos, então, procurar mais informações sobre o pintor Walter Moinho e também sobre a tal obra. Descobrimos que, de fato, a pintura foi feita por ele, mas não tem nada a ver com a vida em 2022. A obra, na realidade, era um projeto de um “veículo futurista”. A imagem foi publicada, em 1962, no semanário italiano La Domenica del Corriere. Na oportunidade, a revista usou a pintura para falar sobre o problema do trânsito nas grandes cidades e apresentou o “protótipo” como uma solução para os congestionamentos.

Se isso não fosse suficiente, a história também acabou desmentida pelo serviço de fact-checking estadunidense Snopes. De acordo com o serviço de checagem, o veículo que aparece na pintura (batizado de Singoletta) seria um meio de transporte individual e a cúpula transparente no entorno do veículo teria a função de proteger contra o tempo e outros fatores ambientais (não contra o novo coronavírus). Além disso, a revista semanal também não cita o ano de 2022.

Em resumo: a história que diz que o pintor italiano Walter Moinho teria previsto o isolamento social, em 1962, por meio da pintura “A vida em 2022” é falsa! A pintura, de fato, pertence a Walter Moinho. Entretanto, não tem nada a ver com uma previsão. A imagem, na verdade, mostra um projeto de um veículo futurista (batizado de Singoletta). A pintura foi publicada, em 1962, no semanário La Domenica del Corriere e ilustra uma reportagem sobre o problema do trânsito nas grandes cidades. A Singoletta é apresentada como uma possível solução para os enormes congestionamentos. Por fim, o semanário sequer cita o ano de 2022. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK