Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Luis Fernando Verissimo escreve texto sobre Miriam Leitão e Bolsonaro #boato

Luis Fernando Verissimo escreve texto sobre Miriam Leitão e Bolsonaro #boato

Boato – Luis Fernando Verissimo detona, em carta, Miriam Leitão. Escritor diz que “foi patética sua fala, imposta por terceiros, após a entrevista com Bolsonaro”.

É fato. Daqui para frente ou, pelo menos, até o fim do período eleitoral, o que não vai faltar por aqui são boatos sobre as eleições. Obviamente, as sabatinas e os debates entre presidenciáveis se tornaram um prato cheio para o mundo da boataria. Hoje, no caso, os protagonistas da história são a jornalista Miriam Leitão e e o escritor Luis Fernando Verissimo. O porque você já vai descobrir.

Pois bem, após a sabatina do candidato Jair Bolsonaro na Globo News (que teve “direito de resposta” da Globo ditada no ponto eletrônico de Miriam Leitão), uma suposta carta do escritor começou a circular na internet. No texto, Verissimo lamenta a postura da jornalista e diz que “anos de sua presença segura nas telas da televisão foram jogados no lixo da história do jornalismo brasileiro”.

Mas não é só isso, além do texto de Verissimo detonando a jornalista, há ainda uma foto de Miriam Leitão durante o julgamento do assalto ao Banespa, em 1968. Na imagem, a mensagem diz “olhem o nível dos jornalistas da Rede Globo”.  Leia trechos das mensagens:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Sra. Miriam Leitão. Foi patética sua fala, imposta por terceiros, após a entrevista com Bolsonaro, na Globo News, no programa de 03 de agosto de 2018. Anos de sua presença segura nas telas da televisão foram jogados no lixo da história do jornalismo brasileiro. Sua leitura de um texto, determinado pela Direção do Grupo Globo, de forma imprevista, apresentou-a gaguejando, desorientada, míope em todos os sentidos e com um texto desconexo que não foi compreendido nem mesmo com uma segunda leitura.

Servirá de exemplo aos estudantes e professores que não se deve improvisar, mesmo quando as ordens forem expressas de seus patrões. Onde estava seu profissionalismo e longa experiência ao pronunciar solenemente um texto, sem o seu conhecimento, sem leitura prévia, e ao vivo?

Nem toda moderna tecnologia da emissora foi capaz de produzir o efeito desejado pelos donos do poder, só serviu para deixá-la desconfortável, titubeante e aparvalhada aos olhos de pequena parcela da população, formadora de opinião, que se prestou a assisti-la na madrugada de um programa conduzido por vossa pessoa. […]

Apresente ao Conselho Gestor da bilionária família Marinho a gravação de sua fala e de sua indignação e constrangimento pelo papel ridículo que lhe impuseram e principalmente à história da imprensa livre no Brasil. Minhas sinceras lástimas..!!! Luís Fernando Veríssimo

Luis Fernando Verissimo escreve texto detonando Miriam Leitão na Globo News?

Um texto ácido atribuído a uma celebridade é sinônimo de viralização. Só tem um detalhe: o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo nunca disse nada e tampouco escreveu sobre Miriam Leitão, Bolsonaro e etc. Sem mais delongas, vamos aos porquês.

Já é automático: quando o texto viraliza com o nome de Luis Fernando Verissimo, nós, do Boatos.org, já ficamos desconfiados. Não é para menos, afinal de contas, não foram poucas as vezes em que um texto foi atribuído ao escritor na internet. Por aqui, já surgiram histórias envolvendo a performance do MAM e críticas ao BBB e outras.

Como é possível imaginar, ao buscar pelo texto, não encontramos nenhum vestígio da crítica do escritor em fontes confiáveis. Mas não é só isso: até suposta imagem de Miriam Leitão durante o julgamento do assalto ao Banespa  ajuda a desmontar a farsa. Isso porque a imagem é fruto de uma fake news, inclusive, já desmentida por aqui. Ou seja, não há fontes confiáveis e a história ainda é acompanhada de um boato.

Por fim, no blog de Marina Caruso, no O Globo, o próprio Verissimo negou a informação: “estou acostumado a me atribuírem autorias que não são minhas. Mas, nesse caso, fiquei chateado porque admiro muito a Miriam”, disse o escritor à coluna. Por sinal, Verissimo também é colunista do O Globo, assim como Miriam Leitão. Neste caso, seria, no mínimo, estranho ele criticá-la assim.

Resumindo: Luis Fernando Veríssimo não “detonou” Miriam Leitão tampouco defendeu Bolsonaro. A história é só mais um texto atribuído ao escritor que circula por aí. Ah, uma dica para as mentes brilhantes da internet: Luis e Verissimo é sem acento.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.