Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > TRE faz repost de campanha de Anitta “Fora, Bolsonaro” #boato

TRE faz repost de campanha de Anitta “Fora, Bolsonaro” #boato

TRE faz repost de campanha de Anitta Fora, Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após Anitta lançar campanha pedindo “Fora, Bolsonaro”, TRE-RJ reposta tuíte e apoia cantora.

No Brasil, as eleições para a Presidência da República acontecem só em outubro de 2022. Mas os ânimos estão exaltados desde já. Nas últimas semanas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou uma campanha para incentivar jovens entre 15 e 17 anos a tirarem o título de eleitor.

Essa faixa etária não é obrigada a votar, mas no geral, os jovens costumam participar em peso das eleições. Entretanto, essa é a menor participação de adolescentes nas eleições desde 2020, quando o TSE registrou o menor índice de registros eleitorais para essa faixa etária nos últimos 30 anos.

Para apoiar a causa, diversos artistas também começaram a publicar mensagens de incentivo aos jovens. Uma delas foi a cantora Anitta, que teve seu post retuitado pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada por aí, o TRE, na verdade, teria endossado a campanha da cantora Anitta contra o presidente Jair Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Anitta faz campanha pra tirar Bolsonaro e ganha repost do TRE. A cantora Anitta está movimentando uma campanha “Fora, Bolsonaro” nas redes sociais, na qual ela pede que jovens de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor para votarem nas eleições deste ano. Além de uma série de tuítes, a cantora também se pronunciou por meio dos stories do Instagram”. Versão 2: “Anitta faz campanha para adolescentes tirarem título de eleitor para votar em Lula e “derrotar Bolsonaro”. Aí vai a JUSTIÇA ELEITORAL e retuíta a Anitta. Esse é o Brasil!”.

TRE faz repost de campanha de Anitta “Fora, Bolsonaro”?

A informação fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, em grupos bolsonaristas no Twitter e no Facebook. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da mudança de contexto criada pela história.

As eleições de 2022 já estão a todo vapor, pelo menos, no mundo das fake news. Diversas histórias falsas sobre o pleito já foram registradas na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o TSE estaria cancelando o título de eleitor de pessoas com mais de 70 anos. Também a que indicava que a biometria seria exigida em todo o Brasil durante as eleições de 2022 e, por fim, a que apontava que Steve Bannon e Mike Lindell estariam certos ao dizer que as eleições com urnas eletrônicas no Brasil são fraudadas.

Ao procurar pelo tuíte em questão, descobrimos que, de fato, a cantora Anitta ganhou o retuite do TRE-RJ, que acabou cancelado na internet. Entretanto, o post não tem nada a ver com uma campanha contra o presidente Jair Bolsonaro.

Na realidade, a cantora afirmou no tuíte que só vai tirar fotos com fãs acima de 16 anos, caso eles apresentem o título de eleitor. Vale ressaltar que Anitta não apoia o presidente Jair Bolsonaro e já se manifestou contra ele em diversas publicações na internet. Apesar disso, nenhuma das postagens contra Bolsonaro (nem da cantora e nem de nenhum outro artista) foram endossadas ou compartilhadas por órgãos da Justiça Eleitoral, como o TRE.

Também é importante ressaltar que, como já lembramos anteriormente, nas duas últimas eleições, o TSE registrou o menor número de participação de jovens entre 15 e 17 anos. Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu iniciar uma campanha para incentivar os adolescentes a participarem do futuro do país. Durante o processo, os órgãos da Justiça Eleitoral acabaram compartilhando publicações de famosos que também incentivaram os jovens a tirar o título de eleitor. Como resultado, cerca de 100 mil jovens acabaram fazendo seus registros eleitorais em apenas uma semana.

Por fim, o site de checagem e-Farsas desmentiu a informação. De acordo com uma nota do TRE-RJ enviada ao e-Farsas, o tuíte tinha como objetivo apenas incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor, sem citar nenhum candidato. Entretanto, segundo o TRE-RJ, a republicação do tuíte foi apagada para evitar confusão e mais repercussão ainda sobre o caso.

Em resumo: a história que diz que o TRE-RJ endossou a campanha da cantora Anitta contra o presidente Jair Bolsonaro é falsa! O TRE-RJ, de fato, retuitou uma publicação da cantora que incentiva jovens a tirarem o título de eleitor. Vale lembrar que o próprio TSE lançou uma campanha para incentivar adolescentes de 15 a 17 anos a fazerem seu título eleitoral. A ideia surgiu após o TSE registrar o menor índice de participação de jovens nas eleições dos últimos 30 anos. É fato que a cantora Anitta não apoia o presidente Jair Bolsonaro e já fez publicações contrárias ao governo dele. Entretanto, nenhum órgão da Justiça Eleitoral compartilhou publicações contrárias a nenhum candidato, apenas tuítes que incentivaram a retirada do título de eleitor. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso