Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Serginho Groisman pede Lula Livre e incentiva terrorismo da esquerda em comício do PT #boato

Serginho Groisman pede Lula Livre e incentiva terrorismo da esquerda em comício do PT #boato

Serginho Groisman pede Lula Livre e incentiva terrorismo da esquerda em comício do PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o apresentador do Altas Horas, Serginho Groisman, incentivando atos terroristas da esquerda e pedindo Lula Livre durante comício do PT.

As eleições presidenciais de 2018 já completaram um ano. Mas, no coração e, principalmente, no fígado de alguns brasileiros, parece estar mais viva do que nunca. A prova disso está na polarização que toma conta da política atual. E a última pessoa “envolvida” em um episódio é o apresentador da Globo Serginho Groisman.

De acordo com uma mensagem que se espalhou no WhatsApp e em redes sociais, o apresentador do Altas Horas foi “flagrado” em um comício do PT pedindo “Lula Livre”. A prova disso seria um vídeo em que a pessoa que gravava “desferia ofensas”. Leia o que senhor do vídeo diz, as mensagens que circulam online e assista à filmagem:

Transcrição: Petezada. bando de sujo, vagabundos Tem mais que o bolsonaro cortar verba mesmo, das redes de audiência aberta entendeu tem mais que vir aqui para rede social e fazer o seu trabalho em rede social que esses vagabundos nenhum presta olha aí olha aí olha aí olha a voz de vagabundo aí que faz o Programa Altas Horas de toda noite vagabundo sem vergonha petralha sujo do c******

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Mensagem 1: SERGINHO GROISMAN PEDE LULA LIVRE EM COMÍCIO DO PT !! AUDIÊNCIA VAI CAIR !! Mensagem 2: Serginho Groisman pregando atos Terrorista em evento do PT. Mais um bandido a serviço da GloboLixo! Mensagem 3: Serginho Groisman do ALTAS HORAS, gritando Lula livre!

Mensagem 4: Acham que esse ESQUERDA CAVIAR realmente acredita que Lula possa ser inocente? Obviamente que não! Por puro interesse pessoal, sabendo o que significa ter um bandido sem escrúpulos no poder, beneficiando a GLOBO, garantindo seu caviar de todos os dias #globolixo Mensagem 5: Rede Globo faz campanha contra o Presidente Bolsonaro…

Serginho Groisman pediu Lula Livre e incentivou terrorismo da esquerda em comício do PT?

O que não faltou foi gente comentando o vídeo com os tradicionais “Globo lixo” etc etc etc. Mas tem um detalhe na história que derruba toda a tese. A pessoa do vídeo não é o apresentador do Altas Horas Serginho Groisman. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos levou a desconfiar da informação está nas mensagens em si. Elas têm algumas das principais características de boatos online: são vagas, alarmistas, têm erros de português, pedido de compartilhamento e não citam fontes confiáveis. Para além disso, ao buscar pela participação de Serginho Groisman em comícios “do PT”, nada encontramos.

Ao analisar o vídeo, encontramos algumas, digamos, incongruências. Para além de erros de informação, como falar que o programa do “Serginho Groisman” passa toda noite (na realidade, ele passa aos sábados), não foi possível perceber que está havendo uma “incitação ao terrorismo” ou algo do tipo. Também percebemos elementos importantes na filmagem: pilastras brancas, uma tenda da mesma cor e uma faixa com os dizeres “Festival Lula Livre”. Foi aí que “batemos o martelo”.

Ao procurar eventos pró-Lula recentes, chegamos a um “Festival Lula Livre” realizado em outubro de 2019 na cidade de Florianópolis. E, ao olhar o vídeo do evento na íntegra, olha só, não encontramos nada de Serginho Groisman.

Resumindo: a história que aponta que Serginho Groisman participou de um evento em defesa ao ex-presidente Lula ou que “incitou a esquerda” é falsa. A pessoa que está no vídeo, gravado em Santa Catarina, não é o apresentador do Altas Horas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2r1oZdp