Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Samba-enredo da União da Ilha em 2019 será uma homenagem aos autistas #boato

Samba-enredo da União da Ilha em 2019 será uma homenagem aos autistas #boato

Boato – Escola de samba União da Ilha leva para a Sapucaí no Carnaval 2019 um samba-enredo em homenagem aos autistas.

O ano mal começou, e o carnaval já está batendo na porta. A cerca de um mês para a folia, as escolas de samba se preparam para cair na Sapucaí. É claro que até lá muitos boatos vão passar “pela avenida”.

O último deles aponta para a “notícia” de que o samba-enredo da União da Ilha em 2019 será em homenagem aos autistas. A história começou a circular com um vídeo onde supostamente o intérprete e compositor da União da Ilha, Ito Melodia, canta o samba-enredo. Na publicação, o texto diz que “será uma homenagem aos autistas” e que “tá lindo”. Leia e confira no vídeo:

O Samba enredo da União da Ilha Rio será uma homenagem aos autistas. Não deixem de ouvir. Tá lindo! Aos pouquinhos o mundo vai conhecendo mais o dia a dia do autista. Quando perdemos o privilégio de ser diferente, perdemos o direito de ser livre!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Samba-enredo da União da Ilha em 2019 será uma homenagem aos autistas?

Nas redes sociais, a iniciativa arrancou elogios. Mas será mesmo que a União da Ilha vai levar para a Sapucaí um enredo em homenagem aos autistas? A resposta é não. Entenda os porquês.

Com uma “lida por cima” e duas googladas, não foi difícil matar a charada. Primeiro porque, ao buscar pela letra do suposto enredo, chegamos a música “Sou Um Artista de Um Mundo Solidário”, de Ito Melodia (nome artístico de Acraílton Forde). Note que, de fato, é do intérprete e compositor da União da Ilha. Porém, não se trata do samba-enredo do Carnaval 2019 da escola de samba.

A explicação está nesta reportagem da Revista Explosão in Samba. Na reportagem, o compositor conta que “apoia projetos sociais na Ilha do Governador há mais de 10 anos” e que o samba é de autoria de Ito Melodia e seu parceiro Gugu das Candongas . Nesta matéria da Câmara Municipal de Fortaleza, Ito explica que sua inspiração veio da experiência com o Grupo Compartilha, que atua na conscientização sobre o autismo. Aqui, ele conta que a música foi feita para o grupo social.

Por fim, ao buscar sobre o samba-enredo da União da Ilha para o Carnaval 2019, chegamos a esse: “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”. O enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo, propõe ao público uma viagem ao Ceará abordando a grandeza das obras de José de Alencar e Rachel de Queiroz.

Resumindo: O música é boa e a iniciativa é linda, mas a história é falsa. A música é do intérprete e compositor da União da Ilha e tem o apoio da escola, mas não vai compor a trilha sonora da Sapucaí no Carnaval 2019.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.