Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Romero Britto se nega a fazer retrato de Lula, diz hoax

Romero Britto se nega a fazer retrato de Lula, diz hoax

Boato – Renomado e mundialmente reconhecido, Romero Britto não aceita fazer retrato de Lula para não manchar a própria carreira.

Adeptos de partidarismo infantil existem aos montes, como se política fosse futebol, as pessoas desenfreadamente inventam histórias, personagens, agressões e casos de polícia só para ‘atingir’ o político odiado. Foi assim durante as eleições com Dilma e Aécio, é assim agora com Jean Wyllys e muito provavelmente será assim amanhã com algum outro personagem público.

Romero Britto se negou a fazer um retrato de Lula, afirma boato
Romero Britto se negou a fazer um retrato de Lula, afirma boato

E como se não bastasse inventar histórias, tem quem coloque palavras na boca dos outros, literalmente. Não é de hoje que vemos frases atribuídas a pessoas que jamais disseram algo parecido. A escritora Clarice Lispector e suas milhares de frases citadas em redes sociais ilustram bem do que estamos falando.

Agora, uma frase de Romero Britto, o artista brasileiro mundialmente conhecido por seus quadros e obras supercoloridas, está movimentando o Facebook. O texto, compartilhado com supostas aspas do artista, tece duras críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Confira:

‘O ex-presidente Lula me pediu uma vez para fazer o retrato dele, depois que viu o retrato que eu fiz para o Obama. Me recusei. Disse assim para ele: “Não vou colocar meu nome e minha carreira, que demorei anos para construir, no lixo, apenas para fazer o retrato de um ditador vigarista como o senhor. Só faço retrato de gente importante, de gente decente. Prefiro arrancar minha própria mão antes de botar a cara de um mensaleiro alcoólatra num quadro meu”. ROMERO BRITTO’.

Que frase eloquente e decidida, que palavras fortes e revoltadas. E que mentira. Não tem nada de verdadeiro nessa citação a não ser Romero Britto, que realmente existe. Em uma montagem com uma foto disponível no Google e um nome no final, as pessoas tem espalhado que o artista criticou ferozmente o ex-presidente Lula e que se negou a fazer um retrato dele.

No entanto, dissecamos a internet e não encontramos nenhuma (repetiremos pausadamente para dar destaque), n-e-n-h-u-m-a evidência de que essa frase tenha sido dita pelo artista.

Utilizando palavras simples nas buscas, como ‘romerobritto+retrato+lula’, tudo que nos aparece são notícias sobre o controverso sucesso de Romero Britto e sobre o retrato de Dilma Rousseff que o artista fez quando ela foi eleita em 2011. Imagem, aliás, que Romero Britto pagou do próprio bolso para ser divulgada na revista do The New York Times. Quanto ódio, não?

Mais importante ainda, procuramos, só por desencargo de consciência, a respeito do retrato de Barack Obama que Britto pintou e encontramos zero resultados sobre isso também. Agora, o homem pinta a Dilma e aparece em todo canto, pintou o Obama, mas é segredo de Estado e ninguém acha notícia disso? Se até mencionaram quando Britto afirmou estar se preparando para pintar o então presidenciável Eduardo Campos.

Desculpem o peso irônico, mas esse boato é tão ralo que impressionante mesmo não é Romero Britto odiar o Lula e achar ele um sem noção (isso é possível, não sabemos). Chocante é pessoas repassarem uma frase aleatória com uma foto aleatória afirmando ser de autoria de alguém aleatório.

A montagem é tão simples de ser feita que ao invés do Romero Britto poderia ser o Einstein com a clássica foto da língua de fora. Do jeito que vamos, logo mais citarão ‘Matem e odeiem uns aos outros’ na internet com a assinatura de Deus… Só um momento, nós já não chegamos aí?