Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Regina Duarte escreve carta aos 500 artistas que assinaram nota de repúdio #boato

Regina Duarte escreve carta aos 500 artistas que assinaram nota de repúdio #boato

Regina Duarte escreve carta aos 500 artistas que assinaram nota de repúdio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em carta, secretária especial de Cultura Regina Duarte diz “me divirto vendo os urubus morrerem de inanição” e critica artistas que assinaram nota de repúdio contra ela. 

Nos últimos dias, a secretária especial de Cultura, Regina Duarte, foi o assunto (junto com o coronavírus e o presidente Jair Bolsonaro) que deu o que falar nas redes sociais. Desde a polêmica entrevista de Regina Duarte à Rede CNN, o nome da secretária não saiu da boca do povo. É claro que os boatos não ficaram atrás.

O último que circula online aponta para uma suposta carta endereçada aos 500 artistas que assinaram uma nota de repúdio contra a atriz. Na carta, Regina teria dito que se diverte vendo os urubus morrerem de inanição e que o povo brasileiro não está nem aí para esses 500 chupins. Leia a mensagem na íntegra:

REGINA CONTRA OS HIPÓCRITAS “Eu na verdade me divirto vendo os urubus morrerem de inanição, vendo sua gritaria, seus chiliques e suas performances medíocres de indignação. Mas eles, eles querem porque querem levar no grito! Na verdade não sou só eu quem está se lixando e até se divertindo com essa patifaria, com essa manifestação hipócrita; é o povo brasileiro que também não está nem ai para esses 500 chupins que encastelados em seus apartamentos de 200m2 no Leblon ou em seus carros milionários e suas viagens paradisíacas se sentem no direito de achacar o erário público. Quem eles pensam que são para se sentirem no direito de usar os parcos recursos que deveriam ir para a infraestrutura, a saúde, a segurança e a educação para monetizar suas produções medíocres e torpes? Se querem viver de arte, façam como o ‘cidadão médio’, vá a luta, monte um bom portfólio, tire a bunda da cadeira, busque financiamentos, corra atrás de patrocínio, convença o público do seu talento e de que seu produto é bom, ganhe muito dinheiro e garanta, com o sucesso do seu suor, o luxo e a ostentação que julga ser merecedor. Mas faça isso com o seu suor e não as custas das desgraças de 200 milhões de brasileiros que estão de saco cheio e enojados com tanta hipocrisia.” (Regina Duarte)

Regina Duarte escreve carta aos 500 artistas que assinaram nota de repúdio?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A suposta carta de Regina Duarte viralizou nas redes sociais. Mas o que nem todos sabiam é que a tal carta nunca existiu. Isso mesmo! A informação é falsa. Entenda os porquês.

Antes de começar, saiba que as polêmicas em torno da atriz começaram depois de uma entrevista ao jornalista Daniel Adjuto, da CNN Brasil. Na ocasião, Regina Duarte protagonizou um “chilique” após o canal exibir um vídeo da também atriz Maitê Proença, no qual ela cobrava atitude em relação à situação da classe artística em meio à pandemia do coronavírus. Durante a entrevista, a secretária também minimizou as torturas durante a ditadura militar e afirmou que “onde há vida, há morte”.

A polêmica entrevista da secretária renderam muitas críticas e um manifesto em repúdio às suas declarações assinado por mais de 500 artistas. Dito isso, saiba que a suposta carta de Regina Duarte surge nesse contexto como uma “resposta” da atriz.

Agora, vamos ao boato! Ao bater o olho na publicação, dois detalhes chamaram atenção: as características do texto (vago, alarmista e sem fontes confiáveis) e o histórico de textos falsamente atribuídos à famosos. Por aqui já surgiram histórias envolvendo Fábio Assunção, Arnaldo Jabor, Alexandre Garcia e a própria Regina Duarte.

Com isso em mãos, resolvemos buscar pela publicação nas redes sociais da atriz e nada encontramos. Também não encontramos nenhuma notícia com a suposta carta da secretária. Em um post no Instagram, Regina afirmou que está “sendo vítima de uma infodemia” e que não vai rebater os absurdos lançados contra ela. Leia:

“Estou sendo vítima da ‘infodemia’: Matérias tendenciosas, maldosas, venenosas. Mas posso garantir que tudo nessa pandemia vai passar. Em breve vocês poderão ver os resultados da Cultura que quero pro meu país acontecendo, sob minha gestão. Não vou rebater os absurdos lançados contra mim, estou trabalhando muito. E vou mostrar serviço!”

Curiosamente, assim como em outros casos, o texto surgiu anônimo e depois ganhou autoria da atriz. Em alguns casos, inclusive, é possível ver que o texto foi publicado logo após a divulgação do manifesto da classe artística (veja exemplos aqui, aqui e aqui)

Resumindo: Regina Duarte não escreveu carta aos 500 artistas que assinaram nota de repúdio. A atriz não se manifestou sobre o assunto e, segundo ela, também não se manifestará. Ou seja, a tal carta não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B