Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Próxima novela da Globo terá casamento entre avô (José de Abreu) e neta #boato

Próxima novela da Globo terá casamento entre avô (José de Abreu) e neta #boato

Boato – Diretor da próxima novela da TV Globo, Antônio Pitanga, confirmou que trama chamada “Segundo Sol” terá caso de amor entre avô e neta de 12 anos. José de Abreu e Mel Maia farão os papeis.

Nos últimos tempos (mais exatamente desde o meio do ano passado), muitas das discussões na internet têm um tema em especial: a chamada ideologia de gênero. Enquanto um lado repete o termo aos quatro cantos, outro aponta que não existe a tal ideologia. No meio de discussões calorosas, tem muito boateiro se dando bem e espalhando fake news por aí.

A última história relacionada ao tema tem alvos específicos: a TV Globo e o ator José de Abreu (defensor ferrenho do PT). De acordo com um texto que viralizou no WhatsApp, a próxima novela da Globo, “Segundo Sol”, terá um caso amor entre avô e neta de 12 anos. “Diretor da próxima novela das 21h da Rede Globo confirma que a trama irá contar com uma história amorosa entre um idoso e sua neta de 12 anos”, diz o início do texto.

A mensagem aproveita para “atacar” as preferências políticas do ator José de Abreu, que iria interpretar o “avô pedófilo”: “O personagem será interpretado pelo ator José de Abreu. Isso mesmo, o ator esquerdista que há alguns dias estava apoiando a “apresentação artística” onde uma criança tocava um homem nu no Museu de Arte Moderna (MAM)”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Dentre outros detalhes contados no texto, há três informações de destaque: a “menina de 12 anos” seria interpretada por Mel Maia, o diretor da novela seria Antônio Pitanga (também petista) e dinheiro público seria utilizado na novela: “E o pior de tudo… A novela ainda será financiada pela ANCINE através da Lei Rouanet, que irá disponibilizar 5 milhões de reais para a produção da trama”.

Por fim, há aquele tradicional pedido de compartilhamento. “Compartilhe com o máximo de pessoas possíveis. Talvez se fosse falando sobre BBB ou futebol vc ja teria compartilhado”, completa.

Próxima novela da Globo terá casamento entre avô (José de Abreu) e neta?

A história viralizou muito no WhatsApp (recebemos diversos pedidos para saber se a história procedia ou não) e um pouco no Facebook. Mas será mesmo que a próxima novela da Globo terá um casamento entre avô e filha? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que “enfraquece” a tese está no próprio texto. A mensagem segue algumas das principais características de boatos na internet: é alarmista, tem erros de ortografia e pedido de compartilhamento. O vídeo abaixo explica com mais detalhes como isso funciona:

Faltou uma característica clássica dos boatos: ao contrário da maioria das mensagens falsas, o texto não era vago. E isso nos ajudou a checar e ver que a notícia é falsa.

Muitas informações passadas no texto estão erradas. A próxima novela das 9h da Globo não terá como diretor Antônio Pitanga (que não é diretor, é ator) e sim Dennis Carvalho. De fato, o nome da novela será Segundo Sol e José de Abreu está “escalado”. Mas Mel Maia não está no elenco. Ela deve estrear este mês em outra novela: Deus Salve o Rei.

Para terminar: ao buscar pela informação, descobrimos que ela surgiu um site de fake news chamado O Detetive. A página tem, nos últimos tempos, publicado diversos boatos. Alguns já foram desmentidos aqui como o que apontava que o “programa infantil da Pabllo Vittar” iria estrear na Globo.

Resumindo: a história que aponta que a próxima novela da Globo, o Segundo Sol, terá um caso de amor entre avô e neta é falsa. O texto surgiu em um site de fake news, tem características de notícias falsas e tem diversas informações erradas. Já dá para cravar que é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.