Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Neta de Luciano Pavarotti canta música na TV e arranca aplausos #boato

Neta de Luciano Pavarotti canta música na TV e arranca aplausos #boato

Boato – Maria Cristina Craciun é a neta do tenor Luciano Pavarotti que tem 11 anos. Vídeo a mostra interpretando a canção Caruso e arrancando aplausos em programa de TV.

Quando um show de talentos no estilo “The Voice” é lançado, os produtores já pensam na exibição em dois locais. O primeiro e mais óbvio é na televisão. O segundo é na internet. O grande problema é que muitas dessas apresentações “fogem do controle” de quem a fez e aí que começa a desinformação.

O que não falta na web é vídeo de apresentações sendo falsamente atribuído a alguém. Só no Boatos.org já falamos da “dança de Macron”, “da neta de Elvis” e de tantos outros vídeos atribuídos erroneamente a famosos. É justamente sobre isso que vamos falar hoje.

A nossa “eleita” é Maria Cristina Craciun. De acordo com uma mensagem que está circulando no Facebook (já há algum tempo), ela é a neta do tenor Luciano Pavarotti (morto em 2007) que “arrasou” em um programa de talentos. No vídeo, ela interpreta a canção Caruso, de Lucio Dalla. Na mensagem, as pessoas lamentam o fato de Pavarotti não ter visto a neta cantar. Assista ao vídeo e leia três versões da mensagem que circulam online:

Atenção: cuidado com vídeos que falam de famosos em performances incríveis

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: MARIA CRISTINA CARCIUN É NETA DE LUCIANO PAVAROTTI. DITADO ANTIGO E VERDADEIRO: O FRUTO NÃO CAI LONGE DO PÉ. ELE NÃO PRESENCIOU A BELEZA DA NETA POIS JÁ SE HAVIA PASSADO PARA O OUTRO LADO DA VIDA. TERIA SE EMOCIONADO CERTAMENTE, COMO ME EMOCIONO EU MESMO E QUEM SABE TU TAMBÉM?

Versão 2: “Neta de Luciano Pavarotti.. Ela tem 11 anos,e lamentavelmente o grande Pavarotti nunca a viu cantar..” Versão 3: neta de Pavarotti, de apenas 11 anos, interpreta Caruso Maria Cristina Cracium canta música de Caruso (tenor italiano, considerado o maior intérprete da música erudita de todos os tempos). ele n pode ficah deslumbrado..

Neta de Luciano Pavarotti cantou música de Caruso e arrancou aplausos?

De fato, o vídeo impressiona e a menina de 11 anos mandou muito bem. Só há um detalhe nessa história toda: Maria Cristina Craciun não tem nenhum parentesco com o tenor Luciano Pavarotti. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando vimos a mensagem falando em “neta de Pavarotti” já ficamos desconfiados. As desconfianças aumentaram quando percebemos que a história é descrita por um texto que tem algumas das principais características de boatos online: vaga (não diz quando, onde etc), com erros de ortografia (a mensagem consegue, inclusive, errar o sobrenome da cantora. É Craciun e não Carciun) e sem citar fontes confiáveis.

Com base nas poucas informações que haviam na mensagem e no vídeo, fomos buscar por mais detalhes. De cara, descobrimos que a apresentação foi realizada em 2011 e no próprio vídeo (feito em um programa da RAI, emissora de TV pública da Itália) não há quaisquer referências de que ela seria neta de Luciano Pavarotti. Imagina só: a neta de Pavarotti vai cantar em um programa da TV e ninguém fala quem ela é. Não soa estranho?

As evidências não param por aí. Resolvemos buscar mais detalhes sobre Maria Cristina Craciun. Em nenhum momento é dito nos perfis dela (que cresceu e continua fazendo shows na Romênia) que ela tem qualquer parentesco com Luciano Pavarotti. Não seria o caso de ela, pelo menos, fazer uma referência ao avô famoso?

Para terminar, fomos procurar mais informações sobre os parentes de Luciano Pavarotti. Como era de esperar, o tenor não tinha nenhuma filha que mora ou é nascida na Romênia. As quatro filhas são Alice, Lorenza, Cristina e Guiliana. No momento de sua morte, ele tinha uma neta. Detalhe ela se chama Caterina e não Maria Cristina Craciun.

Resumindo: a história que aponta que a Maria Cristina Craciun, menina que impressionou interpretando Caruso na TV italiana, não é a neta de Luciano Pavarotti. A menina é romena e, apesar do talento, não tem nenhum parentesco com o tenor italiano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.