Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Morgan Freeman morre aos 80 anos no Estados Unidos #boato

Morgan Freeman morre aos 80 anos no Estados Unidos #boato

Boato – Ator lendário Morgan Freeman morreu aos 80 anos de causas naturais na cidade de  Charleston, Mississipi, Estados Unidos.

No início de 2016, uma categoria de boato estava muito popular no Brasil. Durante os três primeiros meses do ano, sites falsos, só para ganhar uns cliques a mais no Facebook, espalhavam que celebridades brasileiras haviam morrido (você pode ver uma lista destes boatos aqui). Depois que a rede social coibiu a ação (bloqueando alguns tipos de conteúdo), os boatos de morte diminuíram.

Agora se você pensa que boatos de morte de famosos são exclusividade do Brasil vai se surpreender com o nosso texto de hoje. Circula na internet a informação de que o ator norte-americano Morgan Freeman, famoso por muitos sucessos de Hollywood, morreu aos 80 anos. A notícia surgiu em sites de língua inglesa, circulou muito em países de língua portuguesa na África (como Angola e Moçambique) e chegou indiretamente ao Brasil. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que aponta que Morgan Freeman morreu
Print da notícia falsa que aponta que Morgan Freeman morreu

Morgan Freeman morre aos 80 anos no Estados Unidos?

Como falamos, muita gente compartilhou a história. Mas será mesmo que Morgan Freeman morreu aos 80 anos nos Estados Unidos? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Já com um pé atrás com os chamados “death hoaxes” (boatos de morte), resolvemos procurar a fonte da informação. Chegamos a um site chamado “Action News 3”. O site só publicada notícias falsas. De acordo com o site Snopes (de fact-checking), o mesmo site publicou uma notícia sobre a morte do ator norte-americano Bob Barker.

O próprio Snopes desmentiu o boato sobre Freeman. Além deste site, o jornal britânico Mirror também desmentiu a informação. Assim que a notícia falsa começou a circular, o comediante Rob Schneider (amigo de Freeman) desmentiu a informação.

Para além disso, o próprio Morgan Freeman publicou alguns posts “após a morte” em sua página no Facebook. Se ele estivesse morto, creio que não seria possível postar na rede social.

Sendo assim, podemos afirmar que a notícia que aponta que Morgan Freeman morreu aos 80 anos é falsa. É mais um boato que circula na internet e que prova que as fake news não são um problema somente no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.