Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Cantora Maria Bethânia escreve carta para Lula dizendo “não solto sua mão” #boato

Cantora Maria Bethânia escreve carta para Lula dizendo “não solto sua mão” #boato

Boato – Após primeira entrevista de Lula na prisão, Maria Bethânia escreve texto em apoio ao ex-presidente. Na carta, disse “não solto sua mão”.

Na sexta-feira (26 de abril de 2019), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu sua primeira entrevista da prisão (onde está desde abril de 2018). Com exclusividade para a Folha de S.Paulo e o El País, Lula falou sobre sua prisão e outros temas envolvendo política.

Após a entrevista, diversas pessoas se manifestaram sobre as declarações do ex-presidente. Algumas fizeram publicações em apoio a Lula. E, de acordo com algumas postagens nas redes sociais, a cantora Maria Bethânia fez questão de demonstrar seu apoio ao ex-presidente. Segundo as publicações, a cantora teria escrito que não soltaria a mão de Lula. Confira:

“DE MARIA BETÂNIA PARA LULA! LULA, EU NÃO SOLTO A SUA MÃO. “Mas…antes de mais nada, eu preciso lhe dizer uma coisa que talvez vc não goste. Eu não tenho por você nenhuma idolatria como muita gente tem. Eu não penso que vc seja perfeito e só tenha virtudes. Eu não acho que você seja ingênuo, puro, inocente em tudo o que você faz. Eu não acho que você só tenha tido acertos na sua vida e no seu governo. Eu não acho que a sua vida política não tenha máculas . Eu não posso dizer que eu tenha ficado satisfeita com o seu governo, sobretudo, no segundo mandato. Eu não gostei da escolha de Dilma para lhe suceder (votei nela para o segundo mandato. Não votei para o exercício do primeiro. Porém, a visão que hj tenho dela é de uma pessoa grandiosa em vários aspectos… mas isso é assunto para outro momento…)

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Enfim, Lula, acho que você tem a capacidade de driblar os seus defeitos. Contudo, o você não tem em uma escala incomensurável é a capacidade de não esconder as suas virtudes. E você tem essa capacidade não porque vc seja alguém egocêntrico…e até é…mas é porque suas virtudes são muitas e são intensas”  E você tem essa capacidade não porque vc seja alguém egocêntrico…e até é…mas é porque suas virtudes são muitas e são intensas. […]

Você manteve a sua cabeça erguida, você demonstrou sofrer, você assumiu lutar contra as mágoas que invadem seu coração, você lançou desafios e você espontaneamente respondeu à inquietante pergunta de Mônica Bergamo com uma firmeza admirável. Quando ela lhe questionou sobre a possibilidade de você nunca sair da prisão, você, Lula, nem deu ao tempo e logo retrucou afirmando que isso não era problema. Isso me impactou! […]

Como você sempre pisou o chão saltando os buracos, você criou “asas”: voou e vislumbrou horizontes onde ninguém conseguiu visualizar. Você continua nesse vôo de descobertas, Lula. E nesse trajeto você preserva sonhos. Eu quero voar junto, eu quero preservar sonhos para o BR. Eu quero que o meu país tenha a possibilidade de realizá-los. Eu quero que todos os brasileiros possam alçar voos para chegarem no horizonte que você enxerga. Por isso, Lula, eu não solto a sua mão. Ela está para além das grades. Um afetuoso aperto de mão seguido de um grande abraço”. Maria Betânia

Cantora Maria Bethânia escreveu texto para Lula dizendo “não solto sua mão”?

O suposto texto da cantora Maria Bethânia dividiu a internet e causou verdadeiro frisson. De um lado, fãs que apoiaram as palavras da cantora. Do outro, fãs que não gostaram muito do posicionamento de Maria Bethânia. Mas será que a cantora realmente teria escrito que “não soltaria a mão de Lula”? A resposta é não! Vamos aos fatos!

Para começo de história, a mensagem apresenta as principais características de boatos online: é vaga e não cita fontes confiáveis. Ao procurar pela mensagem nos veículos de comunicação (afinal de contas, uma carta dessas, com certeza, seria notícia), nada encontramos.

Vale ressaltar que, apesar de ter sido favorável ao governo Lula, a cantora Maria Bethânia não costuma fazer declarações públicas sobre seu posicionamento político. A cantora também não possui perfil oficial em redes sociais e não existe nenhum registro da suposta carta em nenhum canal de comunicação oficial de Maria Bethânia.

Além disso, falsas declarações polêmicas atribuídas a famosos não são novidade no mundo virtual. A equipe do Boatos.org, por exemplo, já desmentiu alguns casos, como o jornalista Paulo Henrique Amorim ter sido demitido após chamar o juiz Sérgio Moro de analfabeto, a atriz Regina Duarte ter afirmado que o Brasil inventou a prisão esportiva e, por fim, um áudio onde Datena teria insultado Faustão por críticas ao presidente Bolsonaro.

Resolvemos procurar pelo conteúdo da carta e descobrimos que o texto começou a circular nas redes sociais no dia 27 de abril de 2019 (de fato, repercutindo a entrevista de Lula). Entretanto, a assinatura do texto era de Maria Betânia Silva. Ou seja, tanto o nome completo quanto a grafia do nome são diferentes da cantora Maria Bethânia. Porém, no dia 28 de abril de 2019, o texto foi modificado e a assinatura foi modificada para ‘Maria Bethânia’. Além disso, as publicações começaram a circular com uma foto da cantora.

Por fim, um texto da verdadeira Maria Betânia Silva surgiu na rede. Na mensagem, publicada por uma terceira pessoa, a autora apontou que ficou espantada com a repercussão.

Atualização: a “verdadeira Maria Betânia do texto” entrou em contato com o Boatos.org e nos enviou uma mensagem confirmando ser a autora do texto e nos parabenizando por desfazer o mal-entendido. Leia trecho: 

Parabenizo este blog por ter com seriedade e cuidado necessários à divulgação de notícias nas redes, classificado como boato ter sido o texto escrito pela cantora Maria Bethânia e advertido aos internautas para não repassar boatos. Essa advertência é um relevante serviço de utilidade pública e de preservação da honra e do direito privado das pessoas que são envolvidas nesse tipo de situação. No caso específico, importante para mim e, para Maria Bethânia.

Em resumo: a história que diz que a cantora Maria Bethânia teria escrito, em carta, que não soltaria a mão do ex-presidente Lula é falsa! Não existe registros em veículos de comunicação e nem manifestação da própria cantora a respeito da carta. Além disso, descobrimos que a autoria da carta foi modificada algum tempo depois dela ter surgido nas redes sociais. Ou seja, já temos elementos suficientes para afirmar que a carta não foi escrita pela cantora Maria Bethânia. Sendo assim, não compartilhe esse boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.