Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Maju Coutinho diz, em entrevista em Portugal, que trabalharia de graça para derrubar Bolsonaro #boato

Maju Coutinho diz, em entrevista em Portugal, que trabalharia de graça para derrubar Bolsonaro #boato

Maju Coutinho diz, em entrevista em Portugal, que trabalharia de graça para derrubar Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A jornalista Maju Coutinho disse, em entrevista em Portugal, que trabalharia de graça para derrubar Bolsonaro, devido à grande crise no Brasil. Ela também disse que na época do Lula, o país era bem melhor.

Teoricamente, a amizade entre veículos de imprensa e autoridades políticas nunca foi um requisito para se estabelecer a democracia brasileira. Mas, se assim fosse, poderíamos dizer que a relação entre o governo Bolsonaro e a Rede Globo é uma das mais conturbadas da história. E, mais que isso, se for depender dos boatos na internet, uma possível “trégua” continua bem longe de acontecer.

Prova disso é que, recentemente, voltou a circular na internet uma história já antiga sobre uma suposta entrevista da jornalista Maju Coutinho, da TV Globo, em Portugal, em que ela teria dito que, se fosse necessário, devido à grande crise instalada no Brasil, trabalharia até de graça para derrubar o presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, mais que isso, ao ser questionada sobre o ex-presidente Lula, Maju teria defendido o governo petista dizendo que, na época, o país estava bem melhor. Confira, a seguir, o texto original da postagem que está rodando online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“A Repórter Maju da GloboLixo, foi Entrevistada Pela TV de Portugal” Ontem o repórter perguntou sobre a questão do presidente Jair Messias Bolsonaro; Ela disse que existe uma grande crise no Brasil, se for necessário ela trabalha até de graça para ver a queda do Presidente Bolsonaro. Orepórter perguntou para ela sobre ex presidente Luladrão; Ela disse que na época do Lula o Brasil era bem melhor, melhor porque ela mamava na teta do PT, melhor porque ela era sustentada pelo PT, melhor porque ela puxava o saco do PT. Hoje nós Brasileiros Vamos acabar com a RedeGloboLixo, assim como acabamos com o PT, e vamos acabar de vez, ForaRedeGlobo, ForaPT, ForaMaju.

Maju Coutinho disse, em entrevista em Portugal, que trabalharia de graça para derrubar Bolsonaro?

A suposta declaração da jornalista da Globo viralizou e gerou uma série de “deslikes” e compartilhamentos de internautas pró-Bolsonaro. Mas será mesmo que Maju Coutinho disse, em entrevista em Portugal, que trabalharia de graça para derrubar Bolsonaro? A resposta é não! E o porquê você confere agora.

Para começar, a mensagem da publicação carrega todas as características de fake news: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito. Em segundo lugar, não é de agora que surgem na internet boatos relacionados à Maju, como o que dizia que a jornalista teria ido com o marido à praia e tirado selfie em plena quarentena do coronavírus; outro texto falso que acusava o seu marido de estar envolvido na Lava Jato; e até uma história mais recente que dizia que Maju teria falado que Bolsonaro desgoverna e foi supostamente respondida por jornalista portuguesa da RTP.

Além disso, o texto que está sendo compartilhado não diz quando e onde Maju Coutinho foi entrevistada, o que aumenta as desconfianças sobre a veracidade dessa história. E, ao buscarmos sobre o assunto, além de não encontrarmos nada, achamos diversos desmentidos sobre o assunto, inclusive, da época em que o boato circulou com mais força, em maio.

Daquela primeira vez, a própria Rede Globo desmentiu tudo (tanto oficialmente em comunicados para sites de fact-checking como por meio do próprio serviço de combate à fake news do Portal G1, o Fato ou Fake. A informação também foi desmentida pela Agência Lupa e a assessoria de imprensa da emissora, inclusive, enviou uma nota ao site alegando que Maju Coutinho sequer teria dado entrevistas naquela época para TVs de Portugal ou qualquer outro veículo.

Em Portugal, vários sites também desmentiram a história, como o Observador e o Polígrafo. Ambos ressaltaram que, após pesquisas em diversos canais de TV portugueses (RTP, SIC, TVI, etc.), não encontraram nenhum registro de entrevistas relacionados à jornalista. Por fim, a própria Maju negou a informação em seu perfil oficial no Instagram:

“Gente, No meio dessa crise sem precedentes, desse momento tenso para a humanidade,dessa fase de tristeza para milhares de famílias que perderam seus parentes, do período de trabalho intenso para jornalistas e para outros profissionais que estão na linha de frente, a gente ainda tem que lidar com as notícias fraudulentas, com a mentira. Está já é a segunda fake news envolvendo meu nome durante a pandemia. É muito importante checar a veracidade das notícias. É simples. Existem vários canais para fazer esse tipo de verificação. O @fatooufake do @portalg1 é um deles”

Resumindo: A publicação que dá conta de que Maju Coutinho disse, em entrevista em Portugal, que trabalharia de graça para derrubar Bolsonaro não é verdadeira. Não há qualquer registro de entrevistas dadas pela jornalista a veículos de comunicação portugueses e, além da Rede Globo, ela mesma desmentiu tudo em seu perfil oficial no Instagram.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt

Ps.2: Se você gosta de conteúdos de entretenimento, no meu canal no YouTube, o Vinil Cor-de-Rosa, eu trago dicas, curiosidades e novidades sobre o universo da música, desde artistas, lançamentos, turnês, instrumentos musicais e muito mais! Inscreva-se aqui.