Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Maju Coutinho é afastada da Globo por causa de briga com Bolsonaro #boato

Maju Coutinho é afastada da Globo por causa de briga com Bolsonaro #boato

Maju Coutinho é afastada da Globo por causa de briga com Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A apresentadora Maju Coutinho foi afastada do Jornal Hoje e da Globo por causa de brigas com o presidente Jair Bolsonaro.

Não sabemos exatamente o motivo, mas o fato é que, entre todos os apresentadores da Globo, uma das que tem sido mais visadas nos últimos tempos em relação a fake news é Maju Coutinho. A última história que circula aponta para um “afastamento” de Maju por causa do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com mensagens que circulam online, Maju foi afastada pela Globo por causa de supostas brigas com o presidente. A informação circulou por meio de blogs e posts em redes sociais. Leia algumas das publicações que estão circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Maju Coutinho é afastada da Globo!!! Não mexa com o Presidente!!! Versão 2: BOLSONARO O FIM IMPERIO – MAJU COUTINHO E AFASTADA DA GLOBO Versão 3: Após brigas com Bolsonaro, Maju Coutinho é afastada da Globo e equipe reage Versão 4: Maju Coutinho critica Bolsonaro, recebe onda de ataques na rede e é afastada da Globo

Maju Coutinho foi afastada da Globo por causa de brigas com Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A “notícia-bomba” circulou em muitas redes sociais e, com certeza, deu muita audiência para sites caça-cliques por aí. Porém, a informação que aponta para o tal “afastamento de Maju” é resultado de duas distorções.

A primeira distorção está em falar que Maju Coutinho “brigou” com Bolsonaro. A conclusão de discussão entre eles surgiu com a “personalização” de uma nota dada no Jornal Hoje. Depois de uma cerimônia chamada o “Brasil vencendo a Covid-19”, o telejornal apontou Bolsonaro nem os membros do governo haviam prestado solidariedade às vítimas da doença.

A colocação foi respondida pelo presidente que aponta que a “Globo mentiu” e postou como “prova” um depoimento de uma médica pedindo “um minuto de silêncio” pelas vítimas da Covid-19 (minuto que foi respeitado). A tréplica do Jornal Hoje veio com a reafirmação de que Bolsonaro e membros do governo prestaram solidariedade com a ressalva que respeitaram o minuto de silêncio proposto pela médica.

Independentemente do desfecho da história (que, por sinal, é aberto, dependendo do que se entende por “prestar solidariedade”, a interpretações sobre quem está certo), o fato é que ela não configura uma briga de Maju Coutinho (que apenas leu o texto que estava escrito na nota do telejornal e não, como dizem por aí, “mentiu”) e Bolsonaro. Por sinal, não achamos qualquer notícia em fontes confiáveis que fale de briga entre os dois.

A segunda distorção é mais clara. Não é verdade que a Globo “afastou” Maju Coutinho. Na realidade, o “afastamento” nada mais é do que alguns dias de férias (as pessoas têm direito a férias, sabia?) e não tem qualquer relação com o presidente. Tanto que, por meio do perfil do Instagram, Maju deu até a data de sua volta: 30 de setembro.

Resumindo: a história que aponta que Maju Coutinho foi afastada da Globo por causa de uma briga com Bolsonaro é falsa. Nem a apresentadora foi afastada da emissora tampouco houve qualquer briga dela com Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK