Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Luis Fernando Verissimo comenta performance do MAM #boato

Luis Fernando Verissimo comenta performance do MAM #boato

Boato – Luis Fernando Verissimo comenta performance “La Bête” e diz que MAM significa Museu da Arte Marxista.

A performance “La Bête” (O Bicho), do artista Wagner Scwartz, que integra a mostra 35° Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, foi acusado de incitação à pedofilia e erotização infantil.

A polêmica teve início no dia 26 de setembro, quando um vídeo, registrado por um visitante do museu, em que uma menina interage com o artista nu, foi divulgado nas redes sociais. Desde então, o museu tem sido alvo de críticas e protestos.

Entre as repercussões, uma chama atenção: a de que Luis Fernando Verissimo (ou Vericimo) teria comentado a performance. O texto, que teria sido publicado em sua coluna do Jornal O Globo, faz duras críticas aos “artistas de hoje” e afirma que a sigla “MAM” significa Museu da Arte Marxista. Leia o que diz a publicação:

Print de notícia de falsa sobre texto de Luis Fernando Verissimo
Print de notícia de falsa sobre texto de Luis Fernando Verissimo

Luis Fernando Verissimo comentou performance do MAM?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Um texto polêmico atribuído a um famoso é sinônimo de viralização e neste caso não foi diferente. Só tem um detalhe: Luis Fernando Verissimo nunca disse isso, tampouco escreveu. Vamos aos fatos.

Pois bem, vamos lá! Embora muitos não tenham notado, o texto possui vários erros ortográficos. Inclusive, o próprio nome do escritor está errado. Outro ponto que chamou nossa atenção é a fonte da informação, já que se trata de uma página que posta sátiras de postagens de direita (obrigado ao leitor Robson Fernando de Souza pelo toque).

Dito isso, saiba que ao pesquisarmos sobre o assunto na fonte citada – Jornal O Globo – não encontramos nada sobre o assunto. Além disso, sua última publicação na coluna, intitulada “À Distância”, publicada no dia 28 de setembro, nada tem a ver com a performance do MAM. Para além disso, esse tipo de escrita não faz o estilo do escritor. Afinal, ele não falaria com tanto ódio dos marxistas, sendo que ele se considera de esquerda. Como ele mesmo diz, desiludido, mas esquerdista.

Resumindo: a história que aponta que Luis Fernando Verissimo comenta performance do MAM é falsa. Tudo não passa de mais uma falsa citação atribuída a famosos dessa lista colossal que circula pela internet. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.