Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Luana Piovani diz, em 2022, que o Nordeste inteiro vai votar em Bolsonaro #boato

Luana Piovani diz, em 2022, que o Nordeste inteiro vai votar em Bolsonaro #boato

Luana Piovani diz, em 2022, que o Nordeste inteiro vai votar em Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Em áudio divulgado recentemente, em 2022, a esquerdista Luana Piovani disse que o Nordeste inteiro vai votar em Bolsonaro.

Não sei se vocês notaram, mas nós notamos. Nos últimos dias, a intensidade de informações do período anterior às eleições de 2018 que estão circulando como atuais aumentou na internet. A mais nova história que está viralizando como nova aponta para um comentário da atriz Luana Piovani.

Um áudio de Luana Piovani sobre a força de Bolsonaro no Nordeste está circulando como se fosse recente. No áudio, ela aponta que o “nordeste é todo Bolsonaro” e que vão votar no atual presidente para poder “derrotar o PT”. Junto ao áudio estão circulando mensagens como “recado da esquerdista Luana Piovani”, “O nordeste é Bolsonaro 2022” e outros. Leia a transcrição do áudio:

Gente, por coincidência eu tô em turnê pelo Brasil com minha peça. Estava em Fortaleza, depois Juazeiro do Norte e agora estou em Salvador. O bicho tá pegando aqui em cima viu? Eu estou muito impressionada com o antipetismo. O discurso de todos os meus amigos é o mesmo. Eu fico calada na mesa por que é tão… eles falam assim: “ele não é o ideal. A gente aguenta ele quatro anos só pra desfazer essa máquina do PT de matar a gente e roubar dinheiro.” Estão todos, o Nordeste inteiro, eu não conheci uma pessoa até agora que nãos seja Bolsonaro. Aqui no Nordeste as pessoas estão com ojeriza ao PT e acham que ele é a única solução. Ninguém fala de Marina. Ninguém fala de Alckmin. Só se fala de PT e Bolsonaro. Eu estou impressionada. A força dele é gigantesca.

Luana Piovani disse, em 2022, que o Nordeste inteiro vai votar em Bolsonao?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para o áudio se espalhar, principalmente em aplicativos de mensagens como o Telegram e o WhatsApp, como se fosse de 2022. Só que, assim como em outros casos, trata-se de um retrato de uma situação antiga mostrado como se fosse atual.

Como apontamos no início do texto, não é de hoje que mensagens antigas têm circulado como atuais. É bem claro o intuito deste tipo de mensagem, quando compartilhado por simpatizantes de Bolsonaro: tentar trazer para este ano um retrato de 2018, quando o atual presidente gozava de mais popularidade no país.

Só para citar alguns exemplos: já desmentimos vídeos de multidões que estão apoiando Bolsonaro sendo compartilhados como se fossem atuais (veja aquiaqui) e até de pesquisas eleitorais antigas (verdadeiras, como essa, e falsas, como essa) circulando como se fossem atuais. No caso de hoje, não foi diferente.

O áudio é, de fato, de Luana Piovani. Porém, ele não é um retrato da situação atual. Ele foi gravado em 2018 e foi notícia em alguns veículos de mídia. Na época, internautas chegaram a indagar se ela estava apoiando Bolsonaro. Ela negou. Também na época, um áudio falso atribuído a ela começou a circular e foi desmentido no Boatos.org.

É importante fazer duas ponderações. A primeira é que o áudio de Luana Piovani em 2018 era um recorte de algo que ela viu em uma “bolha” e não significa, que “o Nordeste foi Bolsonaro” nas eleições (tanto que, na região, ele não teve o maior número de votos). A segunda é que o fato de ela ter feito o relato em 2018 não significa sequer que as pessoas que apoiavam Bolsonaro na época continuam o apoiando.

Independentemente de ponderações, uma coisa é fato: o áudio que está circulando como se fosse de Luana Piovani em 2022 é, na realidade, da atriz e foi gravado em 2018. Não é possível cravar (se é que era) que, hoje, o Nordeste “é Bolsonaro”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: