Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Livro “Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos” foi doado na Bienal do Livro #boato

Livro “Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos” foi doado na Bienal do Livro #boato

Livro “Dou o cu! Sou gay! Mitos e preconceitos” foi doado na Bienal do Livro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A obra “Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos”, de Chester Brown, foi doada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro dese ano. 

É gente… parece que temos uma “nova Amazônia” por aí. Pelo jeito, a disseminação de balelas relacionadas a supostas obras impróprias na Bienal do Livro do Rio de Janeiro não vai cessar tão cedo. Depois de duas fake news relacionadas ao livro As Gêmeas Marotas (que podem ser lidas aqui e aqui), surgiram mais duas imagens falsas relacionadas ao evento. Vamos falar, no momento, da primeira delas.

Uma imagem de um homem segurando um livro que teria o nome de Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos e que seria do autor Chester Brown começou a circular na internet junto com outra imagem (que vamos tratar mais para frente) e a (des)informação de que esses seriam “os livros doados na Bienal do Livro” (uma referência à ação do youtube Felipe Neto no evento). Leia mensagens que circulam online:

Versão 1: Olha os livros doados na Bienal do livro Isso não é leitura sadia, é p… mesmo, e da mais baixa possível. Versão 2: Bienal do livro no Rio….que todos julgam normal…. inclusive a Dodge. Versão 3: Os livros da Bienal. Versão 4: A Bienal da família brasileira

Obra “Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos” foi doada na Bienal do Livro?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A história começou a circular com muita força na internet. Mas será mesmo que a obra Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos, de Chester Brown, foi doada ou mesmo vendida na Bienal do Rio de Janeiro? A resposta é não. Calma aí que a gente explica para vocês.

Como teremos, em seguida, um desmentido muito parecido com esse, seremos sucintos. Ponto 1: As mensagens não deveriam ser compartilhadas sem uma segunda checagem porque seguem o “roteiro básico” das fake news: são vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis. Ponto 2: tentamos buscar por qualquer referência em relação ao livro citado na mensagem e, como esperávamos, nada encontramos.

Ponto 3 (mais específico em relação à denúncia de que os livros teriam sido doados na Bienal): na lista de obras doadas por Felipe Neto não está o livro citado na mensagem. Os livros doados pelo youtuber foram comprados na própria Bienal (na seção LGBT+). Como é possível ver aqui, o livro Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos, de Chester Brown, não consta na lista.

Nem poderia constar por um simples motivo: o livro não existe. A foto é uma montagem em cima de obra de Chester Brown. O escritor canadense já é conhecido no meio dos quadrinhos e a obra em questão se chama, na realidade, “Pagando por Sexo”. Antes que você fale qualquer coisa, saiba que o livro não é destinado a crianças.

Resumindo: a história que aponta que a obra Dou o cu! Sou gay!? Mitos e preconceitos foi doada na Bienal do Livro do Rio é falsa. Na realidade, a imagem que circula online foi editada e a obra que o homem segura se chama Pagando por Sexo, de Chester Brown.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.