Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Informação falsa: MP pode suspender novela Babilônia, da TV Globo

Informação falsa: MP pode suspender novela Babilônia, da TV Globo

Boato – Apos beijo gay de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, Ministério Público afirma que pode tirar novela Babilônia do ar se TVs estiverem desligadas na hora da novela por 35 dias.

Sempre quando uma nova novela aparece no horário nobre da TV Globo, alguma polêmica acaba sendo causada. Com a novela Babilônia, o furor acabou sendo potencializado por uma beijo gay entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg deram beijo gay
Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg deram beijo gay

A polêmica foi tamanha que os mais conservadores já pedem a retirada da novela do ar. E um texto que tem circulado por Whatsapp e em redes sociais aponta que o Ministério Público já está de olho na novela. Leia:

SOBRE A BABILÔNIA,NOVA NOVELA DA GLOBO.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

VALORES, NÃO PODEMOS ACEITAR. ..PRECISAMOS PRESERVAR A NOSSA FAMÍLIA. O MINISTERIO PÚBLICO CONFIRMOU QUE PODE SIM VETAR A NOVA NOVELA DAS NOVE DA REDE GLOBO. ELA VAI RETRATAR O LINDO AMOR ENTRE DUAS MULHERES. ATÉ QUANDO A GLOBO VAI DITAR E A TODO MOMENTO PERTURBAR A CABEÇA DE NOSSOS FILHOS. ESTAMOS REFÉNS DA POLÍTICA SUJA E TAMBÉM DA REDE GLOBO QUE NÃO FICA ATRAS, A JUSTIÇA VAI SE ENVOLVER AGORA, POIS A PODRIDÃO CRESCE A CADA MOMENTO. SE X % DAS TVS ESTIVEREM DESLIGADAS NO HORÁRIO DA NOVA NOVELA A MESMA SERÁ SUSPENSA DO AR. VAMOS MOSTRAR QUE NÃO QUEREMOS MAIS QUE TEMA COMO ESSE VENHA ENTRAR EM NOSSAS CASAS. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE PELO BEM DA INSTITUIÇÃO CHAMADA FAMÍLIA. TÁ NA NOSSA MÃO AGORA. SE ISSO ACONTECER POR 35 DIAS A GLOBO VAI PASSAR A MAIOR VERGONHA DA HISTÓRIA. PASSE ESTA MENSAGEM CASO VENHA CONCORDAR, EU CONCORDO, POIS ACREDITO QUE É FERRAMENTA PODEROSÍSSIMA QUE TEMOS.

Caramba. Quer dizer que se uma certa parcela de TVs estiverem desligadas na hora da novela, ela é tirada do ar? É, vamos convir que esse boato nem é difícil de se derrubar.

Um pouco de lógica já acaba essa premissa. Vamos falar de novelas. Algumas atrações da Globo tiveram audiência baixíssima nós últimos tempos. Nem por isso foram tiradas do ar.

Vamos falar de outros horários. O que seria dos programas que passam nas madrugadas, quando boa parte dos televisores estão desligados? Se a lógica valesse, todos sairiam do ar.

Vale lembrar, inclusive que não há como saber se a sua TV está ligada ou desligada. A audiência das TVs no Brasil, que é medida pelo Ibope, pega apenas uma amostragem da população. Essas pessoas têm um aparelho que mede a audiência. Ou seja, se você não tem o famoso people meter, ninguém vai saber se você está vendo Globo, Record ou nada.

Sobre o MP. Raros são os casos em que a justiça tira uma programa do ar. Um desses casos foi em 2005, quando o programa de João Kleber saiu do ar. E isso não acontece em casos de beijos entre pessoas do mesmo sexo e sim em casos de ódio ou, por exemplo, homofobia.

Sendo assim, podemos afirmar que a premissa de desligar a TV para o MP derrubar um programa é falsa. Também podemos afirmar que a Justiça não pensa, por enquanto, em tirar a novela Babilônia do ar.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora (e amiga) Nathália Mendes. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.