Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Gustave Fraipoint (Freipoint) fez pintura Premonição, sobre incêndio na Catedral de Notre Dame #boato

Gustave Fraipoint (Freipoint) fez pintura Premonição, sobre incêndio na Catedral de Notre Dame #boato

Boato – Pintura ‘Premonición’, de Gustave Fraipoint (Freipoint), em 1924, mostra Catedral de Notre Dame em chamas e foi uma premonição.

O incêndio que atingiu a catedral de Notre Dame no dia 15 de abril de 2019 causou comoção no mundo inteiro. Diversas personalidades estenderam solidarização ao povo francês e as doações para reconstruir a catedral chegaram a R$2 bilhões em 24 horas.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas há a suspeita de que as chamas estejam ligadas ao processo de restauração pela qual passava a catedral.Em meio a tantos questionamentos, também existe espaço para suposições e algumas teorias.

De acordo com uma mensagem que anda circulando nas redes sociais, o pintor francês Gustave Fraipoint (para alguns, Freipoint) teria previsto o incêndio na catedral Notre Dame, em 1924, em sua pintura intitulada ‘Premonición’. A pintura mostraria a catedral em chamas. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Incrível…Pintura de Gustave Freipont de 1924 se clama “Premonición”. Impressionante!!!!!!! NOTRE DAME destruída por incêndio retratada pelo Pintor no ano de 1924!!”. Versão 2: “E !! Curiosa pintura de Gustave Fraipont de 1924 e chama-se “Premonição”. Versão 3: “E agora? Incrível!!! Curiosa pintura de Gustave Fraipont de 1924 e chama-se “Premonição”. Versão 4: “Essa pintura de Gustave Freipont , de 1924 se chama “Premonición”…. incrível!!!!!”.

Gustave Fraipoint (Freipoint) fez pintura Premonição, sobre incêndio na Catedral de Notre Dame?

A imagem que acompanha as publicações causou verdadeiro frisson na internet e diversos usuários das redes sociais começaram a compartilhar a história, afirmando se tratar de uma premonição. Mas será que Gustave Fraipoint (ou Freipoint) realmente teria previsto o incêndio na catedral de Notre Dame? A  resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, sempre que uma tragédia a nível mundial acontece, é muito comum que imagens e fotos falsas (ou fora de contexto) comecem a ser atribuídas ao acontecimento. Aqui no Boatos.org temos alguns exemplos, como fotos falsas atribuídas aos ataques do Estado Islâmico, na França, em 2015; e também a história de capas falsas atribuídas ao jornal Charlie Hebdo, após os ataques na sede do jornal.

Além disso, as publicações apresentam as principais características de boatos online: são vagas, alarmistas, possuem diversos erros (de português e, em alguns casos, a postagem não consegue acertar nem o nome do pintor citado) e não citam fontes confiáveis.

Resolvemos buscar mais informações sobre o pintor Gustave Fraipont e foi aí que descobrimos toda a verdade. O pintor nasceu na Bélgica e, mais tarde, se naturalizou cidadão francês. Gustave Fraipont escreveu livros sobre a arte do desenho e fez ilustrações para jornais e livros, como Robinson Crusoé.

Um dos trabalhos mais famosos de Gustave foi a série de ilustrações que o pintor fez, durante a Primeira Guerra Mundial, para o jornal L’Illustration. Nesse trabalho, Gustave retratou diversos monumentos destruídos pela guerra. E foi daí que o boato de hoje surgiu.

Um dos monumentos retratados pelo pintor nessa série de ilustrações foi a catedral de Reims, na França (a mesma imagem usada nas publicações sobre a história da catedral de Notre Dame). Inclusive, o nome da imagem é ‘Incêndio da Catedral de Reims’. Ou seja, não existe nada de premonição sobre a tragédia de Notre Dame.

Vale ressaltar que a história circulou em diversos idiomas, como o espanhol. E foi daí que o nome ‘Premonición’ surgiu. A história em português trouxe elementos citados na versão em espanhol. Quando as publicações começaram a surgir em inglês, o site Buzzfeed chegou a desmentir a história em uma sequência de desmentidos sobre fake news relacionadas ao incêndio da catedral de Notre Dame.

Em resumo: a história que diz que o pintor Gustave Fraipoint (Freipoint) previu o incêndio na catedral de Notre Dame, em 1924, é falsa! A ilustração que acompanha as publicações, de fato, pertencem a Gustave Fraipont, mas não mostram a catedral de Notre Dame. A imagem é uma ilustração do pintor da catedral de Reims, destruída pelos nazistas durante a Primeira Guerra Mundial. Ou seja, a história não passa de balela. Portanto, não repasse a informação. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.