Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Geraldo Luís, apresentador, morreu hoje e Brasil ficou em luto #boato

Geraldo Luís, apresentador, morreu hoje e Brasil ficou em luto #boato

Geraldo Luís, apresentador, morreu hoje e Brasil ficou em luto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Geraldo Luís, apresentador, morreu hoje e o Brasil ficou em luto. Ele contraiu Covid-19 e não resistiu à doença. Descanse em paz!

Imagine a sensação esquisita de ler uma notícia sobre a sua própria morte? Esse é o tipo de peça que os engraçadinhos de plantão pregam em celebridades do mundo inteiro, desde que o mundo é mundo. E se antes a brincadeira não tinha a menor graça, não seria diferente agora em plena pandemia, em que vários rumores de falsa morte estão mirando artistas que pegaram Covid-19 e, muitos deles, ainda lutando pela vida.

Direto da categoria das “sem noção”, uma publicação que começou a circular pelo Facebook há poucas horas, por exemplo, dá conta de que o apresentador Geraldo Luís, da TV Record, teria morrido hoje vítima da Covid-19 e deixado o Brasil todo em luto. A postagem com a triste notícia chocou os fãs e ganhou vários compartilhamentos nas redes sociais. “Luto: O Brasil chora! Perda irreparável de Geraldo Luís deixa o país de luto ‘descanse em paz’ Veja nos comentários”, diz o texto que está circulando online.

Geraldo Luís, apresentador, morreu hoje e Brasil ficou em luto?

A publicação viralizou rapidamente, alcançando vários compartilhamentos e 1,3 mil curtidas em cerca de 7 horas no Facebook. No entanto, a informação não procede.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

E desconfiamos disso, para começar, por conta das características da mensagem com a informação, que seguem o modo standard de fake news: é vaga (não diz quando e onde Geraldo Luís teria morrido), alarmista (tem o intuito de gerar comoção entre os internautas e, com isso, ganhar compartilhamentos), possui vários erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar a informação.

Em segundo lugar, boatos online com “falsas mortes de artistas” já são manjados na internet, principalmente com esse apelo “morreu HOJE”, outro indício que nos fez desconfiar da veracidade da publicação. Nossa equipe aqui do Boatos.org já desmentiu vários fakes do tipo, como, por exemplo, aquele que dizia que o ator Paulo Gustavo teria morrido hoje em decorrência da Covid-19; outro sobre Genival Lacerda também ter morrido de Covid-19; ou, ainda, aquela história mais antiga e polêmica, desta vez, sem relação com a doença causada pelo coronavírus, que apontava que Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte, teria morrido após cirurgia em 2020.

Assim como nestes casos, a notícia sobre a tal morte de Geraldo Luís não procede. O apresentador, de fato, teve Covid-19 e chegou a ficar 22 dias internado por causa de complicações causadas pela doença. No entanto, ele não morreu, já teve alta e, felizmente, passa bem. E isso não foi difícil de desvendar já que, se ele tivesse morrido, viraria notícia, o que não aconteceu.

Tanto que o próprio Geraldo Luís continua postando normalmente em suas redes sociais, inclusive, na data de hoje. Além do mais, a própria fonte de notícia que estão compartilhando no Facebook não aponta que ele morreu. O título com duplo sentido foi escrito de forma proposital para que as pessoas compartilhassem a informação sem ler a matéria (para lá de sensacionalista, diga-se de passagem), que fala, na verdade, sobre uma mensagem que o apresentador postou no Instagram após saber da morte do cantor Agnaldo Timóteo.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o apresentador Geraldo Luís morreu é falsa. O apresentador, de fato, pegou Covid-19 e chegou a ficar 22 dias internado por conta de complicações causadas pela doença. Porém, ele não morreu, já recebeu alta e, felizmente, passa bem. Por isso, tenha sempre cuidado ao compartilhar esse tipo de informação!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy