Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Gabriel García Márquez escreveu carta de despedida quando descobriu câncer linfático #boato

Gabriel García Márquez escreveu carta de despedida quando descobriu câncer linfático #boato

Gabriel García Márquez escreveu carta de despedida quando descobriu câncer linfático, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O escritor Gabriel García Márquez decidiu se retirar da vida pública após descobrir um câncer linfático. Antes disso ele escreveu uma carta de despedida a amigos.

Um dos maiores escritores da história da América Latina, Gabriel García Márquez ficou conhecido por ser o principal nome da escola literária chamada Realismo Mágico e ganhou Nobel de Literatura em 1982. Porém, há algum tempo ele tem se tornado conhecido de algumas pessoas pelo que, literalmente, não escreveu.

Não é de hoje que circula na internet uma carta atribuída a ele. A introdução do texto aponta que ele teria sido escrito como uma despedida de Gabriel García Márquez a amigos quando ele descobriu um câncer linfático. No texto, ele teria apontado o que teria feito na vida e fala muito sobre Deus. Leia o texto que circula online:

Quando Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por sofrer de câncer linfático, enviou uma carta de despedida aos amigos e graças à internet está sendo divulgada. É verdadeiramente comovente; está escrita por ele; um dos latino-americanos mais brilhantes dos últimos tempos. Diz assim:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

′′ Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marionete de pano e me desse um pedaço de vida, aproveitaria esse tempo o mais que pudesse, possivelmente não diria tudo o que penso, mas em definitivo pensaria tudo o que digo. Eu daria valor às coisas, não pelo que elas valem, mas pelo que elas significam. Dormiria pouco, sonharia mais, entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os outros param, acordaria quando os outros dormem.

Se Deus me oferecesse um pedaço de vida, vestiria simples, me jogasse de bruços ao sol, deixando descoberto, não somente meu corpo, mas minha alma. Os homens provariam quão errados estão ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixoná-los. Uma criança daria asas, mas deixaria que ele aprendesse a voar.

Aos velhos ensinaria que a morte não chega com a velhice, mas com o esquecimento Tantas coisas aprendi com vocês, homens…. Aprendi que todo mundo quer viver no topo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpada. Eu me afastaria dos neços, dos faladores, das pessoas com maus hábitos e atitudes. Seria sempre honesto e manteria cheias de amor e de atendimentos às pessoas ao meu redor, sempre tentaria dar o seu melhor…

Aprendi que quando um recém-nascido aperta com o seu pequeno punho, pela primeira vez, o dedo do seu pai, o pegou para sempre. Aprendi que um homem só tem o direito de olhar para outro para baixo quando tem que ajudá-lo a levantar-se. São tantas coisas que pude aprender com vocês, mas realmente de muito não haverá de servir, porque quando me guardarem dentro dessa mala, infelizmente estarei morrendo.

Tente sempre dizer o que sente e faça sempre o que pensa no mais profundo do seu coração. Se eu soubesse que hoje foi a última vez que vou te ver dormir, te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardião da tua alma. Se eu soubesse que estes são os últimos minutos que te vejo, diria ′′ Amo-te ′′ e não assumiria, tolamente, que já sabes.

Sempre há um amanhã e a vida nos dá sempre outra oportunidade para fazer as coisas certas, mas caso eu esteja errado e hoje é tudo o que nos resta, gostaria de te dizer o quanto te amo, que nunca te esquecerei.

O amanhã não está garantido a ninguém, jovem ou velho. Hoje pode ser a última vez que você vê aqueles que você ama. Por isso não espere mais, faça isso hoje, já que se amanhã nunca chegar, certamente irá lamentar o dia que não tirou tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e que esteve muito ocupado para lhes conceder um último desejo.

Mantenha aqueles que você ama perto de você, diga-lhes o quanto você precisa deles, queira-os e trate-os bem, tire tempo para lhes dizer, ′′ sinto muito “, ′′ perdoe-me “, ′′ por favor ′′, ′′ obrigado ′′ e todas as palavras de amor que você conhece. Ninguém vai lembrar de você pelos seus nobres pensamentos secretos. Peça ao Senhor a força e sabedoria para expressá-los. Finalmente demonstre aos seus amigos e entes queridos o quanto você se importa com eles. * Gabriel Garcia Márquez *

Gabriel García Márquez escreveu carta de despedida quando descobriu câncer linfático?

Quando Gabo morreu, em 2014, o texto teve um pico de compartilhamentos. E naquela época, o Boatos.org teve que desmentir a história. Apesar da mensagem ter lá seu fundo de beleza (apesar de ter um “estilo literário distinto” ao de Gabriel García Márquez ), não é verdade que o texto é dele.

A história, na realidade, começou a circular na internet no final do século passado (em 1999). Na época, Gabriel García Márquez de fato, descobriu um câncer linfático e notícias erradas apontavam que ele estava em “estado terminal” (o que não era verdade, visto que ele se recuperou da doença e morreu 15 anos depois).

O próprio Gabriel García Márquez, em entrevistas, desmentiu a informação falsa. Ao El País da Espanha, ele negou ser o autor do texto e chegou a dizer que estava surpreso por alguém acreditar que o texto em questão (classificado como piegas pelo próprio Gabo) seria dele. Ou seja: apesar de o texto circular até hoje, não é de autoria do escritor.

Resumindo: o texto que está circulando há anos na internet que fala sobre “carta de despedida” não é de autoria de Gabriel García Márquez. Trata-se de um texto com autoria falsamente atribuída a ele desde 1999 e que continua circulando e enganando pessoas na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso