Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Alexandre Frota vai ser ministro da Educação de Bolsonaro #boato

Alexandre Frota vai ser ministro da Educação de Bolsonaro #boato

Boato – Jair Bolsonaro (PSL) vai nomear Alexandre Frota como ministro da Educação de seu governo. Isso mostra que ele não esta preocupado com o “kit gay”. 

Com a proximidade das eleições, as fake news nas redes sociais não param. E tem para todos os gostos: passado dos candidatos, histórias relacionadas à propostas, ministros, urnas eletrônicas… Assunto é o que não falta.

E quando a gente achou que as “bombas” das eleições 2018 tinham terminado, senta que lá vem história. Segundo uma publicação que está circulando nas redes sociais, o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) já teria escolhido seu ministro da Educação.

De acordo com a postagem, o escolhido teria sido o ator e candidato a deputado federal Alexandre Frota. E é claro que a decisão causou muito burburinho, com acusações de que Bolsonaro talvez não estivesse tão preocupado assim com o “kit gay” uma vez que Frota já fez filmes adultos (não gays), mas não vamos entrar nesse mérito. Também vale dizer que Frota se apresenta como hétero e também não vamos entrar nesse mérito (ele pode ser o que quiser). Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

DEIXA EU ENTENDER. O BOSONARO ESTA PREOCUPADO PELO TAL “KIT GAY” NAS ESCOLAS. MAS ESTÁ NOMEANDO O ATOR PORNO,PROMÍSCUO E GAY ALEXANDRE FROTA COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO. ISSO QUE É ANTAGÔNICO.

Alexandre Frota vai ser ministro da Educação de Bolsonaro?

É claro que a notícia caiu como uma bomba nas redes sociais e, logo, viralizou. Mas será que Bolsonaro já teria escolhido um ministro da Educação? E mais! Será que o candidato do PSL teria eleito Alexandre Frota para o cargo? Pois bem, a resposta é não! E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! A forma como o texto da publicação foi escrito já nos ajuda a começar a denunciar a farsa. A mensagem apresenta as principais características de boatos online: é vaga, alarmista (com direito a imagens e caixa alta), possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

E, bem, a história (assim como a de que Jean Wyllys seria o ministro da Educação do candidato Fernando Haddad) não faz muito sentido. Primeiro, porque, convenhamos, “Educação” não seria a pasta mais lógica para Frota ser indicado. Segundo, porque ainda é muito cedo para definir essas questões (as eleições nem ocorreram). E, por fim, não existe nenhuma informação em fontes confiáveis que confirmem essa notícia.

Ao procurar por mais informações sobre o nome do possível ministro da Educação de um possível governo Bolsonaro, não encontramos o nome de Frota nem entre as especulações (que não são poucas e incluem “um militar”, “Onyx Lorenzoni” e “Janaína Paschoal”, nomes que também podem ser classificados como boatos).

Vale lembrar que o nome de Alexandre Frota como ministro já está se tornando um clássico dos boatos. Em uma oportunidade, Jair Bolsonaro lançou uma brincadeira sobre o fato, afirmando que Frota seria ministro de Michel Temer e a história viralizou como se fosse verdade. Mas é claro que a história não passou de uma boa “zoeira”.

Em resumo: a história que diz que Alexandre Frota será o ministro da Educação de Jair Bolsonaro é falsa. A história surgiu do nada (assim como diversos outros boatos que apareceram nas redes sociais nesses últimos dias), não tem comprovação (ou lógica), apresenta as principais características de boatos e está viralizando por aí como se fosse verdade. Ou seja, não compartilhe! É #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.