Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fernando Pessoa escreveu texto “Depois de tudo” que começa com “De tudo, ficaram três coisas…” #boato

Fernando Pessoa escreveu texto “Depois de tudo” que começa com “De tudo, ficaram três coisas…” #boato

Fernando Pessoa escreveu texto “Depois de tudo” que começa com “De tudo, ficaram três coisas...”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Texto se chama “Depois de tudo” que começa com a frase “De tudo, ficaram três coisas…” e fala sobre recomeço foi escrito pelo poeta português Fernando Pessoa.

Em meio à situação que o mundo vive com a pandemia da Covid-19, há muitas pessoas que estão pensando como vai ser o mundo “depois de tudo isso”. Em meio às discussões sobre o “novo normal” ou como (e quando) vamos recomeçar, textos circulam na internet. Nem todos com a autoria correta.

Um deles aponta para um suposto poema escrito pelo poeta português Fernando Pessoa que começaria com a frase “De tudo, ficaram três coisas…” e que falaria sobre recomeços. Leia uma das versões que circula online:

Fernando Pessoa nos ensinando anos atrás, o que fazer após a pandemia. Depois de tudo. De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.

Fernando Pessoa escreveu texto “Depois de tudo” que começa com “De tudo, ficaram três coisas…”?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A mensagem está circulando com muita força na internet e chamou atenção na internet. Mas será mesmo que o tal poema (muito bom, por sinal) foi escrito pelo escritor português Fernando Pessoa? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com o texto, fizemos o que sempre deve ter feito em termos de textos que brotam em “redes sociais”: resolvemos buscar pela autoria para confirmar a autoria. Fizemos isso porque volta e meia aparece um texto do tipo na internet (Luis Fernando Verissimo que o diga).

E bastou apenas fazer uma busca para chegarmos à verdade. O que há é um “erro nos Fernandos”. Na realidade, o texto é do escritor brasileiro Fernando Sabino. O trecho em questão está no livro “O Encontro Marcado”, mais exatamente na página 154 (a única diferença nos textos em questão é a colocação de vírgulas).

Vale dizer que, por muito tempo, a citação foi feita corretamente em redes sociais (como é possível ver na publicação do amigo Michel Francisco, que tem essa agência de marketing) e não sabemos em qual momento o “Fernando” deixou de ser “Sabino” e virou “Pessoa”.

Resumindo: a história que aponta que Fernando Pessoa escreveu um texto chamado “Depois de tudo” que começa com a frase “De tudo, ficaram três coisas” é falsa. O verdadeiro autor é o escrito brasileiro Fernando Sabino.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp