Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fátima Bernardes reforma casa de família de ladrão morto por mãe PM #boato

Fátima Bernardes reforma casa de família de ladrão morto por mãe PM #boato

Boato – A apresentadora Fátima Bernardes fez uma surpresa à família do homem que foi morto por uma policial militar (PM) na véspera do Dia das Mães em São Paulo. Ela reformou a casa dele no Programa Encontro.

Desde quando a policial militar Kátia da Silva Sastre reagiu a uma tentativa de assalto e matou o assaltante Elivelton Neves Moreira, um grande debate se iniciou na internet. Entre pessoas avaliando a ação e debatendo sobre desdobramentos (como a homenagem do governador de São Paulo a ela), muita notícia falsa tem aparecido online.

Já desmentimos os boatos de que Freixo teria se solidarizado com o ladrão morto e de que a policial corria o risco de ser presa. A bola da vez envolve o nome da apresentadora Fátima Bernardes. De acordo com um texto que viralizou no WhatsApp e Facebook, a família do assaltante teve a casa reformada no Programa Encontro. Leia a mensagem que circula online:

*PROGRAMA ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES FAZ SURPRESA E REFORMA CASA DA FAMÍLIA DE LADRÃO MORTO PELA MÃE-PM.* De acordo com o programa Encontro com Fátima Bernardes, a homenagem foi feita para demonstrar que o jovem, ele foi apenas uma vítima do sistema, da sociedade, capitalista, preconceituosa, e sem amor. Que absurdo

Fátima Bernardes reformou casa de família de assaltante morto por mãe PM?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Um link que acompanhava a mensagem dava mais detalhes da ‘boa ação” de Fátima Bernardes no Programa Encontro, da TV Globo. Dizia que a reforma custou R$ 200 mil e que a família iria ganhar R$ 1.200 mensais por dois anos. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para desmentir esse boato não foi preciso ir muito longe. Para começar, o texto tem como fonte um site que, comprovadamente, só cria fake news. Já desmentimos algumas histórias vindas de lá como a que aponta para um surto de conjuntivite e uma carta de Sérgio Moro. Além disso, a mensagem segue aquela cartilha “básica das fake news” (vaga, alarmista, com erros de português, pede compartilhamento e não cita fontes confiáveis).

Mais dois detalhes acabam de vez com o boato. O primeiro é que o Programa Encontro não tem o hábito de realizar reformas em casas (como, por exemplo, fazem os programas Caldeirão do Huck ou do Gugu). Seria de se estranhar o programa realizar uma ação dessas repentinamente.

O segundo detalhe está na própria lista de convidados do programa. Desde o dia 12 (dia em que ocorreu a tentativa de assalto e a morte de Elivelton), o Encontro Com Fátima Bernardes não fez nenhuma entrevista com a família do homem que morreu (tampouco com a PM que realizou os disparos).

Resumindo: a história que aponta que a apresentadora Fátima Bernardes resolveu reformar a casa do homem que foi morto por uma policial em São Paulo é falsa. Além de a notícia ter saído em um site de fake news, não há nenhum registro de que qualquer familiar de Elivelton Neves Moreira tenha sido entrevistado pela jornalista.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.