Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fátima Bernardes confirma fim programa Encontro e se despede da Globo #boato

Fátima Bernardes confirma fim programa Encontro e se despede da Globo #boato

Fátima Bernardes confirma fim programa Encontro e se despede da Globo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em mais uma mostra de que a Globo está falindo, a apresentadora Fátima Bernardes anunciou o fim do programa Encontro.

Não é de hoje que um dos maiores alvos das notícias falsas na internet é a mídia brasileira. Seja por causa da curiosidade das pessoas ou por interesse políticos, o fato é que ataques à imprensa são constantes. A última das histórias aponta para “mais um baque na Globo” e na apresentadora Fátima Bernardes.

De acordo com mensagens que estão circulando em sites de celebridades e também em grupos de simpatizantes de Bolsonaro, Fátima Bernardes teria anunciado o “fim do programa Encontro”. A história tem circulado, principalmente, por meio de um print junto com mensagens que apontam que essa seria a “prova” de que a Globo está falindo. Leia duas versões de mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Último episódio: Fátima terá um encontro com o pessoal do RH. Fátima Bernardes se despede do Encontro e confirma fim do programa nessa sexta-feira (24): “Terminando” Já vai tarde, querida! Versão 2: O último que sair apague a luz. Fátima Bernardes se despede do Encontro e confirma fim do programa nessa sexta-feira: “Terminando”

Fátima Bernardes confirmou que programa Encontro vai acabar e sair do ar?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou muito para as publicações terem milhares de compartilhamentos. Porém, não é verdade que houve um “anúncio” de “fim do programa Encontro” ou mesmo despedida de Fátima Bernardes da Globo. Na verdade, trata-se de uma informação que foi, ponto a ponto, sendo distorcida.

As mensagens e o histórico deste tipo de boato já nos chamam atenção. Os textos que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a denúncia em questão.

Não bastasse isso, não é de hoje que informações falsas sobre Fátima Bernardes e o Encontro circulam na internet. Já houve até boato de que o programa iria “acabar”. E, ao buscar pela “fonte” da imagem que está circulando entre grupos bolsonaristas, vimos que novamente se trata de um alarme falso.

Antes de a imagem ser printada e acompanhada de comentários como de que a “a Globo estava falindo”, que seria menos uma “comunista na TV”, a história foi publicada em um site de celebridades. Só tem um detalhe: assim como em outros casos (como nesse que apontava que Thiaguinho e Bruninho estariam “namorando”), o site se utilizou de um título dúbio para levantar uma interpretação errada do que ocorreu.

Ao clicar na matéria original (que não vamos colocar o link aqui), vimos que o texto apontava que Fátima Bernardes havia “anunciado em redes sociais” o fim da semana (e não o fim do programa). Veja a publicação dela:

Mais uma semana terminando e do jeito que eu gosto: com música, com histórias inspiradoras ( como a do Leonardo que tenta arranjar emprego pra quem precisa) e com a volta parcial da nossa plateia. Valeu, @lucaslucco pela parceria. #encontrocomfatima #sextou

Em nenhum momento, ela anunciou que o programa havia terminado ou mesmo ela estaria se despedindo da Globo. Aliás, vale apontar que o programa foi novamente apresentado por ela no dia 27 (três dias após a publicação).

Só para vocês entenderem: primeiro, a Fátima Bernardes fez uma publicação de “fim da semana”. Depois, um site caça-clique falou sobre o assunto em um texto com título que sugeria o “fim definitivo do programa”. A partir daí, alguém printou o título do site e saiu espalhando que ela não ficaria mais no ar.

Resumindo: é falso que Fátima Bernardes anunciou o “fim do programa Encontro” ou mesmo “se despediu da Globo”. Na realidade, trata-se de um telefone sem fio que resultou em uma informação falsa sobre continuidade do programa na Globo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso