Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Plácido Domingo ajudou no tratamento de Leucemia de José Carreras #boato

Plácido Domingo ajudou no tratamento de Leucemia de José Carreras #boato

Boato – Maestro e músico Plácido Domingos criou uma fundação para ajudar no tratamento de leucemia de seu inimigo, o tenor José Carreras.

Quem nunca cedeu àquele vídeo motivacional na timeline do Facebook que atire a primeira pedra. A mensagem que aparece de repente mostrando uma comovente história de superação, de respeito, de amor ao próximo, sério, quem nunca?

Nesses tempos de redes sociais somos bombardeados quase todos os dias com essas histórias tocantes e muitos de nós (esta que escreve, inclusive) acabamos compartilhando essas “mensagens de bondade” adiante.

Boato afirma que Plácido Domingo ajudou José Carreras em treinamento de leucemia (Foto: Blog Josep Carreras)
Boato afirma que Plácido Domingo ajudou José Carreras em treinamento de leucemia (Foto: Blog Josep Carreras)

É o que tem acontecido com a linda história dos tenores espanhóis, Plácido Domingo e José Carreras. Uma espécie de corrente que tem sido espalhada na web afirma que os dois cantores, mesmo depois de anos de inimizade declarada, acabaram ligados por uma atitude de extrema bondade. Plácido Domingo teria criado uma fundação de tratamento de câncer especialmente para cuidar de José Carreras, com leucemia. Confira:

Plácido Domingo e José Carreras, dois grandes tenores espanhóis, famosos no mundo inteiro, a certa altura da vida, romperam a amizade. Chegou ao ponto que se um deles tivesse se apresentando em um local, o outro não ia. Mas um fato dramático e inesperado aconteceu: José Carreras foi acometido de leucemia. Teve que gastar todas as suas economias para custear o tratamento da doença. Sabendo disso, Plácido Domingo, sem que ele soubesse, para não constrangê-lo, criou, em Madri, uma fundação para tratar leucêmicos. E foi ali que José Carreras conseguiu se curar. Mais tarde, quando soube que o fundador daquela instituição havia sido Plácido Domingo, ele não conteve a emoção, e, certa feita, quando Plácido se apresentava num determinado local, ele interrompeu o show, subiu ao palco, ajoelhado aos pés de Plácido, agradeceu-lhe e pediu-lhe desculpas, publicamente! Num gesto muito bonito e fraterno, os dois se abraçaram. Mais tarde, um repórter perguntou a Plácido: “Por que você criou uma fundação para beneficiar um inimigo? Plácido respondeu: “Porque uma voz como aquela não pode se perder!

Plácido Domingo ajudou no tratamento de José Carreras?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O problema de histórias bonitas como a descrita acima é que por serem “do bem” dificilmente as pessoas desconfiam delas. Isso é um erro porque muitas delas (muitas mesmo) são pura mentira. E este é um caso.

A verdade é que apenas uma informação é real nessa história – José Carreras de fato teve leucemia na década de 80. No entanto, o tenor não se tratou na fundação de Plácido Domingo. Carreras passou por intenso tratamento de quimeo e radioterapia além de um transplante de medula óssea em um centro de pesquisas em Seattle, nos Estados Unidos.

E, não houve rusga com Plácido Domingo. Os cantores não brigaram por desavenças políticas, nem houve separação ou contratos que determinavam a exclusão do outro, nada disso.

Bem ao contrário, os dois tenores espanhóis sempre foram amigos e em 1990, na final da Copa do Mundo da Itália, cantaram juntos a outro expoente da música – Luciano Pavarotti – para arrecadar fundos à fundação de combate à leucemia criada por Carreras. Conhecidos a partir de então como Os Três Tenores, os cantores seguiram com concertos pelo mundo até meados dos anos 2000.

Como se não bastasse a quantidade de informações falsas dentro desse “conto”, vale ainda saber que, apesar de estar em alta agora, esta história circula há pelo menos 10 anos na internet. Encontramos versões semelhantes em 2005, 2010 e 2012.

Por fim, a Fundação José Carreras Contra a Leucemia emitiu uma nota oficial de esclarecimento, desmentindo ponto a ponto dessa história, desde a suposta briga até a ajuda de Plácido Domingo e sua fundação inexistente no caso de Carreras.

Ou seja, é tudo boato mesmo. E vale o lembrete: nem toda história inspiradora que aparece por aí é verdadeira e nem toda “boa intenção” é válida. Na dúvida, para contos bons ou ruins a regra é a mesma, dê um google e leia o Boatos.org para ter certeza.