Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Desenho de 1930 previu como pandemia da Covid-19 e vacinas são utilizadas na dominação mundial #boato

Desenho de 1930 previu como pandemia da Covid-19 e vacinas são utilizadas na dominação mundial #boato

Desenho de 1930 previu como pandemia da Covid-19 e vacinas são utilizadas na dominação mundial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em 1930, desenho mostrava como ditadores controlavam o mundo com vacinas e a disseminação de pandemias. 

No mundo das fake news, histórias envolvendo supostas premonições sobre os mais diversos assuntos são bastante comuns. Nesse tipo de história, disseminadores de informações falsas afirmam que filmes, séries, textos, desenhos e outros tipos de obras de arte adivinharam coisas que estão acontecendo no futuro. A história de hoje segue o mesmo padrão.

De acordo com uma publicação nas redes sociais, um desenho de 1930 conseguiu prever a pandemia da Covid-19 e como as vacinas seriam usadas por ditadores para a dominação mundial. Nas imagens, o desenho começa com a afirmação “como assumir o controle do mundo”. Em seguida, aparece um personagem carregando um cilindro que está aberto e vazando algum tipo de gás. E logo após, a frase: “introduza uma falsa gripe”. Posteriormente, a frase “inundação da mídia com casos de morte” surge e, com ela, a imagem de um rádio falante.

Depois, aparece a frase “feche lojas e igrejas”, acompanhada de uma imagem de diversos estabelecimentos fechados. Então, o desenho indica “usar a força da lei para sufocar dissidentes” com a imagem de policiais batendo em um cidadão. Depois, a frase “homenagens aos enfermos e aos mortos” aparece, bem como a imagem de um cavalo puxando um caixão como se estivesse em um desfile. Então, o desenho mostra a frase “injetar uma ‘vacina’ para esterilizar o trabalhador e para sacrificar o velho” com uma imagem de pessoas sendo vacinadas em massa. Por fim, a frase “as pessoas que possuem os bancos, agora possuem hospitais. Este é o plano deles: possuir você” aparece. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Em 1930,um desenho animado sugeria uma série de estratégias para os ditadores assumirem o controle do mundo. 91 anos depois, qualquer semelhança não será mera coincidência. Assustador!”. Versão 2: “ASSUSTADOR!!!!!! – Em 1930,um desenho animado sugeria uma série de estratégias para os ditadores assumirem o controle do mundo. – 91 anos depois, qualquer semelhança não será mera coincidência”.

Versão 3: “Agora só não ACORDA quem não quiser… A Agenda da Pandemia Presta muita atenção neste desenho, muito antigo, por sinal. Ele demonstra claramente a EXISTÊNCIA de uma AGENDA DE PANDEMIA como um caminho para o controle da humanidade. Você vai se espantar com o que está contido neste desenho “inocente”. Porque tudo está acontecendo agora mesmo conforme ele disse há décadas. A pergunta é? Quem está por trás dessa Agenda, muito antiga por sinal? (Desenho de 1930)”. Versão 4: “Desenho animado,  da década de 30, ensinando  como assumir o controle do mundo, lançando uma falsa gripe, com ajuda da mídia”.

Desenho de 1930 previu como pandemia da Covid-19 e vacinas são utilizadas na dominação mundial?

A história fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter, onde teve grande apelo entre os grupos antivacina. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da origem do suposto desenho.

Basta olhar para a publicação para ficar com os dois pés atrás, isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, existem inúmeras fake news sobre supostas premonições na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o desenho Os Simpsons teria previsto a fraude nas eleições dos Estados Unidos e a vitória de Biden. Também a que indicava que Chico Xavier teria previsto a pandemia da Covid-19 e, por fim, a que aponta que Nostradamus previu a chegada do novo coronavírus em livro de 1555.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto na internet, descobrimos que essa história já circula por aí há algum tempo. Se isso não bastasse, ela já foi desmentida por diversos serviços de fact-checking nos Estados Unidos.

De acordo com o site Hoax Eye, o vídeo foi publicado, originalmente, no BitChute (um portal de armazenamento de vídeos), em maio de 2021. O site destacou que diversas coisas que aparecem no vídeo não são da década de 1930, mas sim de anos mais atuais. Segundo o Hoax Eye, a música usada no vídeo é do filme “Betty Boop in Snow-White”.

Segundo o serviço de checagem Snopes, a palavra “weaponize”, que significa transformar uma doença, uma bactéria ou produtos químicos em armas, é uma palavra que só foi utilizada a partir de 1950. Além disso, a técnica usada na imagem que mostra as frases é um procedimento mais recente e não existia em 1930.

Por fim, o serviço de fact-checking da Reuters identificou que parte das animações foram retiradas do episódio “Red Hot Mamma”, da Betty Boop. O site também entrou em contato com a produtora Fleischer Studios, responsável pela criação dos personagens e animações da série Betty Boop. O estúdio afirmou que o vídeo copiou alguns personagens da animação de 1930, como o diabo e o macaco. Eles também afirmaram que, possivelmente, o criador do vídeo também tenha copiado cenas de outras animações.

Em resumo: a história que diz que um desenho de 1930 mostrou como um ditador usa vacinas e a disseminação de pandemias e previu a Covid-19 é falsa! O desenho, na verdade, não foi feito em 1930, mas sim atualmente. Diversos elementos, como técnicas de animação, estilo de letra e uso de determinadas palavras mostram que o desenho não é da década de 1930. Além disso, a produtora que criou os personagens de Betty Boop e suas animações confirmou que o vídeo copiou diversos trabalhos do estúdio e editou as imagens. Além disso, eles também afirmaram que, possivelmente, os criadores do vídeo também tenham copiado animações de outros estúdios. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso